JSNEWS – Uma pesquisa divulgada pelo Bank of America no inicio deste mês mostra o quadro financeiro preocupante de adultos que pertencem à Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). De acordo com a pesquisa, 46% dos jovens adultos com idades entre 18 a 27anos dependem de algum tipo de ajuda financeira dos pais ou de familiares para equilibrar seus orçamentos. Além disso, 52% dos entrevistados disseram que não ganham dinheiro suficiente para viver a vida que desejam e citam o custo de vida como uma barreira importante ao sucesso financeiro.
50% disseram que atrasando algumas resoluções como comprar uma casa e 46% disseram que não estão guardando dinheiro para uma aposentadoria segura, enquanto 40% disseram que não tem condições de manter qualquer tipo investimento e não veem essa possibilidade nos próximos anos embora reconheçam a importância desses investimento.
O estudo apontou que dois terços ou 67% desses jovens pesquisados estão depostos a implementar “mudanças significativas” no estilo de vida, como reduzir o jantar fora 43%, evitar eventos e encontros amigos 27% e fazer compras em supermercados mais acessíveis 24%.
A Análise do Bank of America demonstrou que, no quarto trimestre de 2023, a Geração Z ganhava em média US$ 45.493. Isso é muito menos do que os US$ 51.825 que os Millennials ou geração Y, a geração anterior, ganhava com a mesma idade há 10 anos, quando ajustado pela inflação.
Apesar de sua maior disciplina, em meio ao alto custo de vida de hoje, a Geração Z continua financeiramente dependente de outros. O número dos que não pagam por sua própria moradia é ainda maior, de 54%. E entre aqueles que conseguem pagar, 64% se queixam que o custo com moradia refere-se a mais de 30% da sua renda. Para 20%, tal gasto chega a abocanhar mais de 51% do seu salário.
Insights adicionais da pesquisa:
-
- A maioria dos entrevistados da Geração Z disse que se sente informada o suficiente para lidar com os fundamentos financeiros, como gerenciar suas despesas diárias 70%, manter um orçamento de 70% e fazer uma gestão de crédito 66%.
- A grande maioria 82% da Geração Z tem metas financeiras, e mais da metade dos 51% os está priorizando essas metas.
- A Geração Z continua a usar suas receitas restantes em gastos experienciais, como jantar fora 36%, compras 30% e entretenimento 24%, esses gastos estão acima de outras gerações.
- 61% das mulheres da Geração Z disseram que o alto custo de vida é uma barreira para o sucesso financeiro, contra 44% dos homens.