Edel Holz*
Meu marido diz que não entende como que eu tirei carteira de motorista aqui nos EUA, porque ele me acha barbeira. Dias desses, ele me elogiou dizendo que eu havia melhorado muito, mas claro que reclamou que eu nunca desvio dos buracos.
Alfredo, meu amigo, marido da Cristina, minha amiga de infância, me ensinou o básico, antes da prova em Chicago. Isso em 2001. Mas eu nunca tinha dirigido carro automático e fiquei em pânico porque quase matei um gamba que atravessou a avenida principal de Worcester na noite escura.
Em Chicago, só cometi gafes. Parei no sinal verde e andei no vermelho. Claro que tomei bomba. Dai, tive de pagar mais uma diária de hotel e desembolsar dinheiro pra pagar mais uma prova. O homem era um americano bem vermelho, mais velho, gorducho e simplesmente eu comecei a chorar dizendo:- I dont speak English, but I know how to drive! Ele me mandou parar de chorar e disse que eu havia passado no teste.
Por causa do September 11. demorou pra receber minha driver license. E só fui usa-la anos depois quando Sophia nasceu e a necessidade fez o sapo pular. Na minha primeira ida ao supermercado by myself, fui estacionar e sem um pingo de noção de espaço, bati em todos os carros que estavam parados. Fernando veio me socorrer e tirar o carro daquela encrenca que eu o coloquei. Andreza me ajudou a enfrentar o medo da high way, mas ate hoje não gosto de dirigir `a noite.
Dias desses, escutei um brasileiro me xingando sem saber que eu iria entender:- Sai da frente barbeira filha da puta… Eu olhei pra ela e disse:– O carro da frente que não anda e a culpa eh minha? Sou barbeira mais sou feliz, mais barbeira eh quem me diz!
* Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.