JSNEWS – Cerca de 70% dos americanos veem a Rússia como inimiga dos Estados Unidos, um salto de cerca de 30% em janeiro, de acordo com uma nova pesquisa divulgada na quarta-feira da Pew Research Center, que descobriu que 7 em cada 10 americanos consideram a Rússia inimiga dos Estados Unidos, com 24% vendo a Rússia como concorrente e apenas 3% considerando Moscou como parceira.
Em janeiro apenas 41% dos americanos entrevistados consideravam a Rússia um inimigo, com 49% considerando o país como um concorrente e 7% vendo-o como um parceiro.
A porcentagem de americanos entrevistados que veem a Rússia como inimiga na última pesquisa de Pew é semelhante entre democratas e republicanos: 69% dos entrevistados republicanos e aqueles que se inclinam aos republicanos mas não se consideram republicanos, disseram considerar a Rússia um inimigo, assim como 72% dos democratas e aqueles com tendências ao Partido Democrata.
A pesquisa também descobriu que a maioria esmagadora dos americanos, 92% dos entrevistados, tem opiniões desfavoráveis em relação a Moscou, incluindo 69% que têm opiniões muito desfavoráveis e 23% que têm opiniões um pouco desfavoráveis.
Em 2020, menos de 83% americanos tinham uma visão desfavorável da Rússia, embora ainda uma maioria esmagadora.
A Pew Research Center também notou uma diminuição da diferença partidária entre os americanos sobre se eles viam o poder e a influência da Rússia como uma grande ameaça para os EUA. A pesquisa de 2022 constatou que 61% dos americanos republicanos e ocasionalmente favoráveis aos republicanos que foram entrevistados acreditavam que Moscou representava uma grande ameaça, além de 66% dos democratas e ocasionalmente favoráveis aos democrata. Em comparação, em 2008, 51% dos republicanos e 40% dos democratas disseram o mesmo.
Isso ocorre em meio à invasão da Rússia na Ucrânia, que tem sido amplamente condenada e profundamente impopular em todo o mundo civilizado.
A pesquisa do Pew Research Center foi realizada entre 21 de março e 27 de março usando um Painel de Tendências Americanas de 3.581 adultos.