JSNEWS – Em um comício em Selma, na Carolina do Norte no sábado passado, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se defendeu das múltiplas investigações que investigam seus assuntos fiscais e suas tentativas de sabotar os resultados das a eleição de 2020 e sugeriu a plateia que ele “talvez o ser humano mais honesto” já criado e justificou: “Você sabe que fui investigado anos e anos, milhões e milhões de páginas de documentos, eles não encontraram nada”, disse Trump, “meus amigos dizem ‘você é o mais limpo da Terra'”.
E continuou: “Acho que talvez eu seja o ser humano mais honesto criado por Deus.” Arrancando risadas de seus partidários, O Sr. Trump deu o beneficio da duvida e acrescentou um “Talvez” em sua frase.
Seus comentários vêm logo depois que os promotores dos estado de Nova York pediram a prisão do Sr. Trump por desacato, alegando que ele está se recusando a cumprir uma ordem para entregar documentos de uma investigação de uma de suas empresas.
Veja o vídeo:
Trump: I’ve gotta be the cleanest— I think I’m the most honest human being perhaps that god ever created pic.twitter.com/D98itzA6vi
— Acyn (@Acyn) April 10, 2022
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, também solicitou que o juiz da Suprema Corte de Manhattan, Arthur Engoron, multe o ex-presidente em US$ 10.000 por cada dia que ele supostamente não respeitar a decisão.
Trump recebeu uma ordem de um juiz em fevereiro para cumprir intimações sobre a entrega dos documentos, mas o escritório da procuradora-geral disse que, em vez de cumprir o prazo de 31 de março, ele, em vez disso, levantou novas objeções.
“O caso esta muito adiantado para levantar objeções”, disse procuradoria de NY em documentos apresentados na Suprema Corte de Manhattan na quinta-feira. “A suposta ‘resposta’ do Sr. Trump viola a ordem do tribunal; não é conformidade total ou qualquer grau de conformidade, mas simplesmente mais atraso e ofuscação”, alega. “O Sr. Trump deve agora ser preso por desacato civil e multado em uma quantia suficiente para coagir seu cumprimento da ordem do tribunal e compensar [o Escritório do Procurador-Geral] por seus honorários e custos associados a esta moção.”
“Em vez de obedecer a uma ordem judicial, o Sr. Trump está tentando evitá-la“, disse a procuradora-geral. “Estamos buscando a intervenção imediata do tribunal porque ninguém está acima da lei.”
A advogada de Trump, Alina Habba, disse: “Estamos preparados para nos opor inflexivelmente à frívola e infundada moção apresentada hoje pelo escritório do procuradoria-geral. Nosso cliente tem cumprido consistentemente com os muitos pedidos da Procuradoria-Geral ao longo dos anos.”
O ex-presidente também emitiu uma longa declaração criticando a “inquisição” da procuradora-geral dizendo ser uma “caça às bruxas” e acusando Procuradora de servir como “agente do Partido Democrata em uma acusação política”.
“Essa má conduta do ministério público democrata começou no segundo em que descia a escada rolante na Trump Tower, e continuou na tentativa de silenciar um presidente que está liderando em todas as pesquisas”, disse Donald Trump. “Nunca antes isso aconteceu com outro presidente, e é uma violação absoluta dos meus direitos civis.”