JSNEWS – Os preços dos imóveis residenciais continuam subindo nos Estados Unidos e o preço médio nacional registrou um aumento médio de 19,1% acumulado nos últimos 12 meses registrados em em abril desse ano e apesar dessa alta, as taxas de hipotecas continuam a subir e os compradores não estão recuando diante dos preços.
A isso, acrescentam mais sinais que indicam que o mercado imobiliário está em uma trajetória ascendente de modo acelerado e muitos questionam se o mercado esta entrando em uma bolha imobiliária.
Por que a bolha imobiliária dos Estados Unidos está crescendo e que riscos ela tem?
No final de março, o Federal Reserve Bank of Dallas compartilhou uma matéria na qual observou que o mercado imobiliário dos EUA pode estar mostrando sinais de uma bolha imobiliária.
De acordo com o relatório do Federal Reserve Bank of Dallas, o aumento acentuado dos preços das casas em si não indica uma bolha, mas há outros fatores fundamentais a considerar, incluindo mudanças de renda, custo e acesso ao crédito, interrupções na oferta e custos crescentes de mão-de-obra e matérias-primas de construção.
O que torna o mercado imobiliário “desequilibrado” ocorre quando “há uma crença generalizada de que os aumentos acentuados de preços de hoje continuarão”, observa o relatório do Fed de Dallas. “Se muitos compradores compartilham dessa crença, as compras decorrentes do ‘medo de perder’ podem elevar os preços e aumentar as expectativas de fortes ganhos nos preços das casas”, diz o relatório.
Embora o relatório tenha chamado o mercado imobiliário atual de “anormal“, os autores concluíram que “não há expectativas de que as consequências de uma correção imobiliária sejam comparáveis à crise de 2007-09” em termos de sua magnitude.
We argue that the underlying causes of the real house prices run-up differ from those during the last housing boom. There is growing concern that U.S. house prices are again becoming unhinged from fundamentals.https://t.co/lZWQPTDIbj
— Dallas Fed (@DallasFed) March 29, 2022
O que é uma bolha imobiliária?
Uma bolha imobiliária é um período marcado por um aumento incomum nos preços das casas impulsionado pela alta demanda e baixa oferta, especulação dos investidores e gastos incomuns. Isso é causado por uma variedade de fatores, incluindo crescente prosperidade econômica, baixas taxas de juros, mais ofertas de produtos hipotecários acessíveis e crédito de fácil acesso.
Tal bolha termina quando a demanda diminui ou estagna, devido a taxas hipotecárias mais altas ou inflação, com o tempo a oferta se realinha com a demanda. Isso pode resultar em uma queda acentuada nos preços, estourando assim a bolha.