JSNEWS – Os senadores republicanos Rick Scott, Tom Cotton e Marco Rubio apresentaram um projeto de lei nessa quinta-feira, 04, que aborda os riscos do tráfico e a exploração de crianças imigrantes que chegam desacompanhadas na fronteira do Mexico com os Estados Unidos.
A medida proposta pelos senadores Republicanos é uma resposta às recentes investigações da mídia dos Estados Unidos sobre a situação das crianças imigrantes que chegam sozinhas aos Estados Unidos e propõe aumentar os controles sobre os adultos que patrocinam a viagem desses menores, atualmente essas crianças são deixadas sob a guarda de um membro da família ou um responsável legal.
De acordo com uma publicação do jornal americano ‘New York Times’ de março deste ano, o número de menores desacompanhados que foram abandonados na fronteira sul dos Estados Unidos por traficantes humanos (Coiotes) ano de 2022 chegou a 130 mil crianças.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) é a agência americana encarregada de garantir que seus tutores, aqueles que assumem a guarda desses menores, os mantenham protegidos de qualquer tipo de exploração.
Mas, de acordo com o jornal americano, embora o HHS faça um acompanhamento por 30 dias de todas as crianças através de ligações telefônicas, ao longo de 2021 e 2022 a agência não conseguiu entrar em contato com esses tutores ou familiares que receberam a guarda de mais de 85.000 crianças.
O projeto de lei republicano visa garantir uma “investigação completa” pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) e pelo HHS antes que os menores sejam entregues para esses responsáveis legais requerendo exame desses potenciais tutores antes de estes recebam a criança, bem como de todos os maiores de 18 anos que residam no domicílio que vai acolher criança.
A lei proposta também proíbe que a criança seja colocada nas mãos de um tutor que esteja nos Estados Unidos ilegalmente, a menos que essa pessoa seja o pai ou a mãe da criança ou um outro parente biológico.
Os três senadores também querem que as autoridades façam pelo menos 5 visitas domiciliares sem aviso prévio durante o primeiro ano e exigem que o DHS e o HHS apresentem um relatório mensal ao Congresso.
“Toda criança merece proteção. Centenas de milhares de crianças migrantes entraram no sistema de acolhimento do governo federal e o governo Joe Biden não está fazendo o suficiente para mantê-las seguras”, disse Scott em um comunicado.
Para o senador Cotton, “a recusa do presidente em proteger a fronteira transformou a área em um foco de tráfico de pessoas, incluindo o tráfico de crianças, e esse projeto de lei ‘garantirá’ que crianças desacompanhadas fiquem com adultos responsáveis e legais”.
O senador Rubio criticou o que considerou: “A abordagem imprudente do governo Biden à imigração coloca crianças migrantes vulneráveis em risco. Relatos recentes de violações do trabalho infantil são um lembrete perturbador das consequências das políticas de fronteiras abertas do presidente.”
“A Lei para Acabar com o Tráfico de Crianças Migrantes Desacompanhadas é um passo importante para evitar que isso aconteça e garantir que procedimentos de verificação adequados estejam em vigor para proteger essas crianças vulneráveis”, disse Marco Rubio.
Os republicanos estão em minoria no Senado e, desde janeiro passado, após as eleições de meio de mandato em novembro, têm o controle da Câmara dos Representantes.
O anúncio de sua proposta ocorre uma semana antes da expiração, em 11 de maio, do Título 42, um regulamento pelo qual as expulsões de imigrantes foram realizadas sob o pretexto da pandemia de covid-19, e com o seu fim, se espera um aumento significativo no fluxo de imigrantes na fronteira.