JSNEWS – A primeira pesquisa do jornal americano The New York Times para medir a intenção de votos da disputa eleitoral de 2024 revelou um empate na preferencia dos eleitores entre o atual presidente democrata, Joe Biden, que pretende concorrer a reeleição, e o ex-presidente republicano, Donald Trump ( 2017-2021 ).
Caso estes forem indicados para a a disputa eleitoral no próximo ano, 43% dos eleitores registrados dizem que apoiarão Biden e 43% dizem que apoiarão Trump. A pesquisa foi publicada pelo NY Times nessa terça-feira, 01.
Biden, com 80 anos de idade, disse em diferentes ocasiões que buscará a reeleição 2024, enquanto Trump, 77 anos, É o favorito indiscutível nas primárias do Partido Republicano.
O NY Times também informou que 14% dos eleitores registrados se recusaram a escolher um dos candidatos, dentre estes 14% estão aqueles que disseram que pretendem não votar em nenhum destes e esperam um terceiro nome.
Segundo o NY Times, a maioria dos eleitores indecisos têm entre 30 e 44 anos. E um em cada cinco eleitores tem origem hispânica, a pesquisa também registrou que maioria dos eleitores hispânicos tem a preferencia pelo partido democrata e que este grupo será decisivo em 2024, nesse grupo, Biden lidera sobre Trump com 41% contra 38%, restante estão indecisos.
Biden também venceria as eleições na preferencia entre mulheres, estudantes universitários e afro-americanos. Mas perde entre os estudantes universitários de origem latinas, que se declararam favoráveis aos republicanos.
Trump
Donald Trump é imbatível contra qualquer outro possível candidato republicano nas primárias, apesar de enfrentar inúmeros processos em diferentes frentes judiciais.
O ex-presidente é o grande favorito com 54% de apoio republicano, muito à frente do governador da Flórida, Ron DeSantis, que tem 17%.
A popularidade de Trump não foi diminuída com as recentes acusações de fraude fiscal ou do processo que teve a atriz pornô Stormy Daniels como protagonista com o qual o ex-presidente teria tido um caso.
Nem uma das 37 acusações que contra ele foi feito por levar documentos confidenciais de forma ilegal para sua residência particular e deixa-lo lá.
A pesquisa foi realizada de 23 a 27 de julho com 1.329 pessoas e uma margem de erro de 3,67 pontos percentuais.
> JSNews –