JSNEWS – A cidade de Nova York recebeu mais de 100.000 imigrantes desde abril de 2022, a informação foi publicada nessa quarta-feira,16, pelo pelo gabinete do prefeito, Eric Adams (Dem.), e reflete a extensão da crise migratória naquela cidade.
Adams disse que a cidade ofereceu abrigo e assistência a pouco mais de 101.200 solicitantes de asilo que chegaram a cidade desde abril de 2022 quando os estado do sul passaram a transportar imigrantes diretamente da fronteira para as cidades “santuários” em reposta a politica de acolhimento (fronteiras abertas) do governo federal.
“Com mais de 101.200 requerentes de asilo chegando à cidade de Nova York em busca de refúgio, nossa cidade agora oferece atendimento a mais imigrantes do que pessoas em Albany”, disse o prefeito Adams (Albany é a capital do estado de NY).
O prefeito também ressaltou, mais uma vez, que a os aparelhos sociais destinados ao atendimento publico que são mantidos pelo estado e prefeitura estão em colapso porem, deixou claro que os imigrantes são bem-vindos.
Adams insistiu que a cidade não tem mais espaço para acomodar tantas pessoas: “Honestamente, embora nossa compaixão seja ilimitada, nossos recursos não são”.
Depois que os abrigos da cidade ficaram lotados a partir do ano passado, o governo local teve que recorrer ao aluguel de hotéis e outros locais para abrigar os recém-chegados a cidade. No total, a prefeitura construiu mais 200 centros de emergência, alguns dedicados exclusivamente às famílias com crianças.
“Somos gratos pela ajuda que recebemos até agora de nossos parceiros em Albany (sede do governo estadual ) e Washington, mas o fato é que precisamos de mais”, insistiu Adams, que criticou a administração Biden por não atender seus reiterados pedidos de auxilio financeiro. Addams também alertou que a crise migratória, não é exclusiva de NY e das cidades fronteiriças do sul, “ela é uma crise nacional”.
“Esta é uma crise nacional que exige soluções que vão além da nossa cidade, e NY não pode continuar administrando essa crise, em grande parte, por conta própria”, reiterou Adams.
A cidade recebe entre 300 e 500 pessoas por dia, alguns enviados diretamente da fronteira.
Grande parte dos imigrantes que cruzam a fronteira do Mexico m direção aos Estados Unidos, entregam às autoridades federais e solicitam asilo, assim que são liberados pelas autoridades migratórias, o governador do Texas, Greg Abbott, os envia para outros estados e NY é apenas uma opção para esses imigrantes que são liberados na fronteira, de acordo com o governo texano, a viajem é voluntaria.
> JSNews –