Da redação – O presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (5), que os militares “se apoderaram” do 7 de Setembro e que o Dia da Independência do Brasil deveria ser celebrado por todos.
De acordo com o petista, a data deixou de ser celebrada pelos brasileiros, ele também disse que “gosta bastante do evento”.
“Todo o país do mundo tem na festa da independência uma grande festa. O que aconteceu no Brasil é que como nós tivemos por 23 anos um regime autoritário, a verdade é que os militares se apoderaram do 7 de Setembro. Deixou de ser uma coisa da sociedade como um todo. O que nós estamos querendo fazer agora, com a participação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica é voltar a fazer um 7 de Setembro de todos. O 7 de Setembro é do militar, do professor, do médico, do dentista, do advogado, do vendedor de cachorro quente, do pequeno e médio empreendedor individual”, disse o petista.
Questionado sobre a cerimônia deste ano, o petista declarou acreditar que a comemoração será pacífica.
“Acho que o 7 de Setembro é o dia de a gente comemorar a nossa autonomia diante da Coroa, esse foi o grande feito”, acrescentou.
O desfile deste ano deve custar pouco mais de R$ 3 milhões aos cofres do governo federal.
Cerca de 7 mil militares devem participar do desfile, movimentos populares ou de organizações não governamentais não confirmaram a presença no desfile cívico militar.