JSNEWS – Para os imigrantes sem documentos que estão nos Estados Unidos há muito tempo, sem antecedentes criminais e sem uma ordem de deportação, existe um benefício na lei migratória que os qualifica para receber a residência legal permanente, o Green Card. Mas, para ter sucesso nesse processo o imigrante deve atender alguns requisitos, ele deve demonstrar a um juiz de imigração que sua deportação causaria sofrimento imediato extremo a familiares nascido nos Estados Unidos menores de 21 anos.
Nesse caso, se o juiz aprovar o cancelamento da remoção, o imigrante poderá obter a Residência Legal Permanente, uma publicação no site do departamento de justiça dos Estados Unidos (https://www.justice.gov/eoir/page/file/904286/download), informa que, uma vez emitida o cancelamento da deportação, a pessoa deve solicitar o Green Card no escritório de Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS).
Para solicitar o cancelamento da remoção, os imigrantes devem atender a três requisitos básicos:
- Não ter sido condenado por um crime e ter obedecido às leis dos Estados Unidos.
- A pessoa deve demonstrar “bom caráter moral”, conforme exigido pela Lei de Imigração e Nacionalidade (INA).
- Viver nos Estados Unidos há algum tempo (cerca de 10 anos).
O chamado “bom caráter moral” faz parte da avaliação que os funcionários da imigração realizam em petições de vistos, green cards e naturalização.
O USCIS é muito claro sobre esses critérios estabelecidos pela INA e que podem incluir situações diversas que vão de processos judiciais por falta de pagamento e outras situações que não são considerados delitos, mas podem ser considerados uma questão de “bom caráter moral”.
Deixar de cumprir os termos de um contrato pode ser considerado uma “falta moral”. Mesmo uma infração de trânsito não resolvida ou disputa com um proprietário de um imóvel podem ser considerado nessa avaliação, por isso é importante que os imigrantes sejam honestos ao expor seu histórico de estadia nos EUA a um advogado.