JSNEWS – Um ativista e dos organizador de caravanas de imigrante que viaja pelo interior do Mexico em direção a fronteira sul dos Estado Unidos disse que os países da América Latina estão alimentando a crise migratória.
“Isso não é normal. Isso está sendo usado por países da america para garantir que eles obtenham conceções do governo americano”, disse o organizador de caravanas Irineo Mujica durante uma reportagem exibida no programa de Tv “Real America’s Voice on camera” que é exibida pela rede americana de Fox News. “Ao que parece a atual administração se perdeu completamente. Onde está a inteligência americana?”, disse.

Mujica, que se descreve como cidadão dos EUA e “defensor dos direitos humanos”, acrescentou que também também culpou Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador pela crise migratória.
“Joe Biden tem muito a aprender”, disse Mujica. “Acho que as políticas de Joe Biden são piores que as de Trump, porque Trump pelo menos sabia o que dizer para garantir que ele não alimente a imigração ilegal. Os Estados Unidos perderam o respeito de todos os países e Obrador tem poder para aumentar essa crise a fim de garantir o que deseja dos Estados Unidos.”
A agencia Reuters também falou com Mujica nessa terça-feira, enquanto liderava uma caravana de milhares no sul do México.
Mujica estimou que o grupo era composto por cerca de 5.000 pessoas originárias de Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras e Venezuela, mas a Reuters informou que as autoridades do estado de Chiapas, no sul do país, disseram que caravana de Mujica tinha cerca de 3.500 pessoas que partiram a pé da cidade de Tapachula, perto da fronteira com a Guatemala.
Mujica disse à Reuters que alguns dos migrantes optaram por deixar Tapachula devido à frustração por não conseguirem obter vistos humanitários. Os imigrantes, escoltados por funcionários da proteção civil e ambulâncias, caminhavam por uma estrada costeira e planejavam passar a noite em Huehuetan, cerca de 16 quilômetros ao norte de onde começaram naquele dia, de acordo com a Reuters.
Mujica disse que cerca de 7.000 pessoas que atravessaram o Darién Gap, uma traiçoeira rota migratória pela selva do Panamá à Colômbia, em apenas um dia. “Você acha que [o presidente colombiano Gustavo Petro] realmente se importa com os Estados Unidos ou com os essas pessoas quando permite que isso ocorra? Se em um dia 7.000 pessoas pagam entre $300 a $800 dólares pela travessia esta claro que as autoridades corruptas desses países ganham mais que os cartéis do narcotráfico em Sinaloa”, disse o ativista. “Foram perto de 7.000, e todos eles passaram, e depois disso todos os países que esses imigrantes passam eles são extorquidos e empurrados até a fronteira mexicana”.
Mujica também disse que o presidente Biden “perdeu o poder” que os Estados Unidos exercia na região, para ele López Obrador (Mexico) e Gustavo Petro (Colombia) estão “cobrando o sangue, o sofrimento dos migrantes, para depois vendê-lo aos Estados Unidos”.
Com informações REUTERS – Fox News – Daily Mail.