Dois grandes operadores da rede cadeia Pizza Hut no estado americano da Califórnia anunciou que irá demitir todos os seus entregadores devido a nova lei estadual que eleva o salário dos trabalhadores das redes de fast food para $ US $ 20 por hora que entra em vigor em 1 de abril de 2024.
Atualmente, o salário mínimo na Califórnia é $ US $ 16 por hora.
De acordo com o site Business Insider, mais de 1.200 motoristas serão demitidos de centenas de estabelecimentos da cadeia de restaurantes em todo o estado, incluindo os condados de Los Angeles, Orange, Riverside, Ventura e San Bernardino.
Operadores das franquias e Fast Food que operam o sistema próprio de entregas dizem que as demissões ocorrerão até fevereiro do ano que vem.
De acordo com a publicação da Business Insider, a PacPizza LLC, que opera a franquia da Pizza Hut, teria tomado a decisão de eliminar os próprios serviços de entrega em cumprimento a uma lei federal (Lei WARN), um aviso de demissão obrigatório que é dado 60 dias antes de uma “demissões em massa”, conforme exigido pela Lei de Notificação de Ajuste e Retenção de Trabalhadores.
Um segundo operador de Pizza Hut no sul do estado da Califórnia, a Pizza Co., também planeja demitir cerca de 841 entregadores e fez o anuncio das demissões de acordo com a lei federal.
O aumento para $ US $ 20 por hora ocorre depois da aprovação do projeto de lei AB 1228, que visa a auxiliar os trabalhadores das redes de fast food a lidar com o aumento do custo de vida e das altas inflacionaria na Califórnia. Segundo os autores do projeto, uma grande parte dos trabalhadores de restaurantes de fast food estão próximos ou abaixo da linha de pobreza nos Estados Unidos, enquanto a maioria desses trabalhadores estão inscritos nos programas de previdência Social da Califórnia.
A Lei foi considerada pelos Democratas, uma das maiores realizações durante o ciclo legislativo da Assembleia e que beneficiaria cerca de 500.000 trabalhadores neste setor e deve afetar diretamente 557 mil trabalhadores em 30 mil restaurantes em todo o estado da Califórnia.
O que dizem as empresas
A Pizza Hut, de propriedade da Yum Brands, controladora da Taco Bell, disse que a empresa estava “ciente das recentes mudanças nos serviços de entrega em certos restaurantes franqueados na Califórnia”.
“Nossos franqueados possuem e operam seus restaurantes de forma independente de acordo com a dinâmica do mercado local e cumprem todas as regulamentações federais, estaduais e locais, enquanto continuam a fornecer serviços e comida de qualidade aos nossos clientes por meio de transporte e entrega”, disse a Pizza Hut ao Business Insider.
Mark Kalinowski, analista do setor de restaurantes, disse em uma nota que esperava “mais danos por vir” à medida que as redes de fast-food “tomam medidas na tentativa de atenuar o impacto dos custos trabalhistas mais altos”.
Já as Redes Chipotle e McDonald’s disseram que planejavam repassar os custos dos salários mais altos na Califórnia aos clientes, aumentando os preços dos cardápios colaborando com a alta inflacionária que lei teta mitigar AB 1228.