JSNEWS – As autoridades mexicanas anunciaram na manhã desta quarta-feira,03, que resgaram os 31 migrantes que foram sequestrados no último sábado, 30, no estado de Tamaulipas, norte do México, por um grupo do crime organizado ainda não identificado.
De acordo com as primeiras versões divulgada pelas autoridades locais, os migrantes viajavam a bordo de um ônibus da empresa SENDA, que percorre a rota entre Monterrey, em Nuevo León, para Matamoros, em Tamaulipas, e durante esse trajeto o ônibus foi interceptado pelos criminosos.
Os migrantes, ‘supostamente‘, pretendia chegar a fronteira dos Estados Unidos, as autoridades locais não deram detalhes o que esse migrantes fariam após chegar a essa fronteira.
Através de sua conta X, a Secretária do Interior do México, Luisa María Alcalde, informou que migrantes de várias nacionalidades da América Central e do Sul estavam em ‘boas condições’.
“O governador, Américo Villareal (do estado mexicano de Tamaulipas), acaba de nos informar que os 31 migrantes sequestrados em Tamaulipas foram resgatados são e salvo. Graças às autoridades do Estado, a ação da guarda nacional e das forças armadas ”, disse a secretaria.
Minutos depois, o porta-voz da Presidência do governo mexicano, Jesús Ramírez Cuevas, agradeceu os esforços das autoridades locais e federais, a libertação de migrantes foi alcançada.
“Graças aos esforços coordenados do governo Tamaulipas, da FGE, Sedena, da Guarda Nacional e do SSPYCe, conseguimos resgatar os 31 migrantes sequestrados em 30 de dezembro de 2023. Eles já estão nas mãos das autoridades e passam pela revisão médica correspondente”, disse.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse na manhã dessa terça-feira, 02, terça-feira, que os migrantes sequestrados são provenientes da Colômbia, Venezuela, Honduras, Equador e México.
Rota migratória mais perigosa do mundo
Em setembro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou, em relatório que a fronteira entre Estados Unidos com o Mexico era a “rota migratória terrestre mais perigosa do mundo”, onde, em 2022, 686 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar entrar em território americano de forma irregular. Muitos são vítimas da ação de cartéis do tráfico e dos coiotes, pessoas em quem por vezes confiam suas economias de vida inteira para ajudá-los nas travessias. Acidentes de trânsito também são comuns.
O Mexico é um dos países com o maior numero de cidadãos desaparecidos do mundo, desde 2006 as autoridades mexicanas reconhece mais de 110.000 casos de pessoas desaparecidas desde 2006 devido à violência do narcotráfico.
Gracias al esfuerzo coordinado del gobierno de Tamaulipas, la FGE, Sedena, Guardia Nacional y la SSPYC se logró rescatar los 31 migrantes que fueron secuestrados el 30 de diciembre en 2023. Ya están en manos de las autoridades y se les hace la revisión médica correspondiente. pic.twitter.com/Z40csW1lQk
— Jesús Ramírez Cuevas (@JesusRCuevas) January 3, 2024