Por: Alfredo Melo –
1 – E chegou ao m a saga de Mbappe no PSG. Durante sua passagem pelo clube, Mbappe, dentre outras confusões exigiu a saída de Messi e Neymar, acreditando que sozinho poderia levar o clube ao título da Champions, e se tornar o melhor jogador do mundo. Fracassou. Depois do fracasso, seu interesse em jogar no Real Madrid, foi externado. Se recusou a renovar o contrato com o PSG e sairá de graça, para o Real, impedindo que o clube francês, possa recuperar um pouco do investimento nele. Foi mesquinho. Recusou e ironizou os pedidos de torcedores, diretores, jornalistas, do primeiro-ministro francês e da família real do Catar, dona do clube. O príncipe, cobriria qualquer proposta do Real Madrid. Foi ingrato. Mbappe, sai do PSG, pela porta dos fundos. Como homem, sai menor do que entrou.
2 – O futebol brasileiro é maravilhoso, dentro das quatro linhas. Fora de campo, chego a duvidar, que somos pentacampeões mundiais. Na partida entre Brasiliense x Real Brasília, pela série D, do Campeonato Brasileiro 2024, o presidente do Brasiliense, demitiu o treinador Paulo Roberto Santos e sua comissão técnica, no intervalo, dentro do vestiário, com o jogo empatado em 0x0. O time voltou para o segundo tempo, sob o comando do médico do clube, Jorge Bolívar e saiu de campo com uma vitória de 2×1. Em quatro meses de atividades em 2024, o Brasiliense já demitiu quatro técnicos e ainda assim, lidera o seu grupo na série D. Vinte quatro horas, depois da demissão, o treinador Paulo Roberto, não sei se por vergonha ou pressão do clube, disse que pediu demissão. Pelo retrospecto do presidente do Brasília, fico com a versão de que foi demitido.
3 – O presidente do Atlético GO, Adson Batista, depois de dizer, que é um absurdo, paralisar o campeonato brasileiro por causa de três clubes, “parar pra que? Ficar sofrendo e chorando? “, atacou o dono da SAF do Cruzeiro, após seu time perder em casa por 1×0, para os mineiros. O abestado disse que Pedro Lourenço, terá que investir muito, pois, o time do Cruzeiro e fraco. O cara faz de tudo, pra aparecer, nem que seja pelo lado negativo. Falem mal, mas falem de mim. Essa coluna, não falará mais.
4 – Depois de ter várias portas fechadas, por clubes brasileiros, Cuca encontrou abrigo no Athletico PR. O patrono do Furacão, o polêmico Mario Celso Petráglia, ignorou todas as críticas, não permitiu ameaças da torcida e está colhendo os frutos. Cuca levou o Atletico PR, a liderança do Brasileirão e vem impressionando pelas seguidas goleadas, aplicadas em seus rivais, na Sul-americana.
5 – Com o RGS embaixo das águas, com Grêmio e Inter, sem campos de treinamento e sem estádios, o venerável presidente da CBF, mandou questionário para os clubes responderem se eram a favor da paralisação do campeonato brasileiro. Como a maioria dos clubes, e a favor da paralisação, a CBF concordou, mas, com Ednaldo tem sempre um mas, quer discutir o melhor momento para parar, ou seja, não quer parar. Se depender dele, o campeonato será paralisado, daqui a uns dois anos, quando o estado estiver reerguido. Clubes contra a paralisação: Bahia, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vitoria. Clubes a favor da paralisação: Athletico PR, Atlético Go (depois da dura que o presidente, tomou), Galo, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Inter, Bragantino e Vasco e Juventude.
6 – O Botafogo, conseguiu se punir, no caso dos jogadores, Oscar Romero e Diego Hernandez. Eles foram retirados da delegação em Fortaleza e foram mandados de volta para o Rio. A delegação seguiu direto para Lima, onde enfrentara o Universitário, pela Libertadores. Os jogadores foram punidos, com multas em seus salários e o clube se puniu, quando os retirou da delegação, com o time cheio de desfalques. O jogador sente a punição quando dói no bolso, ficar sem jogar pune o clube. O Botafogo, informou que os dois jogadores, estão liberados para serem utilizados, no domingo contra o Corinthians pelo Brasileirão. O Botafogo, nem os jogadores, não comentam nada sobre o assunto. A imprensa garante que os dois levaram mulheres, para o quarto que dividiam no hotel, em Fortaleza.
7 – O jogo São Paulo x Fluminense marcou o m da amizade entre dois amigos, após a discussão por falta de fair play. Segundo Diniz, treinador do Fluminense, o jogador do Fluminense Manoel, jogou a bola pra lateral para ser atendido e Luciano tentou bater o lateral com o jogador do Fluminense caído dentro de campo. Diniz não gostou e discutiu com Luciano e disse “pra mim você acabou”. O arbitro Daronco, deu cartão amarelo pra Luciano e vermelho para Diniz. Após a partida Luciano, disse que se Diniz acha assim, pra ele também, acabo.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…