Da Redação – Kamala Harris deve anunciar até a noite de terça-feira (6) sua escolha para vice que irá compor a chapa do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Kamala já conseguiu o número suficiente de delegados para receber a nomeação do partido e substituir Joe Biden na corrida eleitoral. A vice-presidente irá iniciar uma série de eventos de campanha a partir de terça-feira (6), na Pensilvânia, estado decisivo para o pleito americano.
A expectativa de aliados e fontes da Casa Branca é de que Kamala faça o anúncio de seu vice antes do comício. A agência de notícias Reuters afirmou que o nome do escolhido pode ser divulgado ainda nesta segunda-feira (5), por meio das redes sociais.
No domingo (4), a vice americana entrevistou três possíveis candidatos para ocuparem o posto na chapa: o governador de Minnesota, Tim Walz; o senador Mark Kelly, do Arizona, e o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro.
Kamala se reuniu também com o secretário de Transportes, Pete Buttigieg, na última sexta-feira (2), por mais de 90 minutos.
A escolha do vice acontece normalmente durante a convenção Democrata ou dias antes do evento que irá confirmar a candidatura presidencial do partido. Kamala, no entanto, tenta organizar às pressas uma estratégia de campanha, após o presidente dos EUA, Joe Biden, desistir da disputa há um pouco mais de duas semanas.
A equipe de Kamala está analisando o histórico político, financeiro e pessoal de cada um dos candidatos. A escolha de um companheiro de chapa é focada, principalmente, nas áreas e estados onde Kamala precisa de mais força na campanha. O nome do vice pode definir o rumo das eleições nos Estados Unidos.
Após o anúncio, Kamala e o vice vão embarcar em uma série de viagens a estados decisivos como Wisconsin, Michigan, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada.