Por: José Soares Leite – Logo após a destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão, sempre colocou sua esperança nas promessas que Deus lhe fez, de possuir por possessão as terras de Canaã. Firmado em sua fé, ele partiu para a banda do sul, Cades e Sur e peregrinou até Gerar, terra dos Filisteus, onde reinava Abimeleque.
Abrão depois de passar por outra situação constrangedora, igual a que passou diante de Faraó, no Egito (Gn 12.14-20), por dizer a aqueles reis que sua esposa Sara, era sua irmã e isso causou o interesse deles por ela, por formosa (Gn 20.4,6,14). No entanto, antes que algo acontecesse a ela, houve o livramento por intervenção divina e ela foi devolvida intacta ao seu esposo GN 20-2-14).
Então, como Deus e fiel, depois disso ocorrer, Abrão foi recompensado com ovelhas e gado e recebeu o auto conduto daqueles reis para sair ou habitar em suas terras, conforme bem lhe conviesse (Gn 20.14-18). De forma semelhante, essa situação, volta a acontecer, anos depois; agora, com seu filho Isaque.
O fato ocorre quando uma grande fome vem sobre a terra de Canaã. Isto fez Isaque partir para a terra de Gerar (Gn 26.1). Diante do rei Abimeleque (o outro), Isaque tomou a mesma atitude que o seu pai, ao dizer que Rebeca era sua irmã. Logo depois o rei descobriu e repreendeu Isaque e sua mulher, dera, a eles a permissão para permanecerem em suas terras sob sua proteção (Gn 26.6-11).
Vemos por esses episódios ocorridos com esses Patriarcas, que Deus é fiel para cumprir suas promessas, independente das circunstâncias que tivermos que passar. Isto sempre irá acontecer com seus servos do presente, por causa do propósito de algo que Deus tem para realizar através dessa pessoa escolhida (Gn 26.17-23, 26-33). Trazendo isso para os nossos dias, se o crente chegar a cometer uma falha involuntária, reconhecer e se concertar diante de Deus, Ele é Soberano e fiel para cumprir as promessas que faz aos seus servos ( Sl 91.1-13).
É neste aspecto que devemos esperar com confiança no Senhor (Sl 40.1- 3). As decisões precipitadas sempre trazem problemas de difíceis soluções. Todavia, quando tudo parece não ter solução, Deus age com providências. Vemos isto acontecer no Antigo Testamento e na Graça, temos promessas maiores de bençãos que Jesus nos fez, como está escrito: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou com que nos vestiremos?… Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.31-.34). A Bíblia está repleta de testemunhos de sevos de Deus que alcançaram a vitória depois de passarem por duras provações.
É justamente no tempo de crises que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder ( Ef 6.10), para não tomarmos atitudes precipitadas. Vemos, também nas Escrituras, que vários casos desastrosos ocorreram com servos de Deus que não consultaram ao Senhor para evitar tal desatino.
A Bíblia diz assim: “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai enquanto está perto” (Is 55.6). Conhecendo estes testemunhos dos mais antigos que estão lavrados nas Sagradas Escrituras (Hb 11.1-12) e sabendo que tais testemunhos foram escritos para o nosso conhecimento, assim não incorramos em erros como eles cometeram no passado.
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.