Por: José Soares Leite – O Povo israelita ao ser libertado da escravidão do Egito rumo a Canaã, poderia ter chegado em poucos dias a terra prometida. Qual seria o motivo que o Senhor não permitiu que o seu povo israelita, que Ele libertou da escravidão do Egito não entrassem de imediato para tomar posse da terra prometida? Ora se esse era o objetivo de Deus cumprir essa promessa do pacto que Ele fez com Abraão (Gn 12.1-3).
No entanto, era necessário que seu povo cumprisse sua lei, os mandamentos e os estatutos. Dessa forma, houvesse temor para que os seus dias fosse prolongado na terra prometida, que os israelitas iriam possuir e assim, evitasse os juizos de Deus (Dt 6.1-2, 13-15(. O senhor também alertou os israelitas a atentarem em guardar com fidelidade os seus mandamentos quando entrassem na terra prometida (Dt 6.3).
E os preveniu, ainda que da sua fidelidade ao Senhor, dependia o sucesso deles.
O Senhor provou aos israelitas que Ele era um Deus fiel e misericordioso para os que o amam e guarda os seus mandamentos (Dt 6. 17-18; 7.9). Em sua jornada, quando os israelitas já estavam próximo a terra. Deus ordenou a Moisés que escolhesse um homem de cada uma das doze tribos para sondar a terra.
Eles passaram quarenta dias espiando aquele lugar que seria a sua nova pátria onde viveriam em liberdade servindo à Deus.
No retorno da missão o relato que os espias fizeram da terra prometida, somente Josué e Calebe demonstraram confiança no Senhor para enfrentar os difíceis obstáculos para conquistá-la.
Os outros dez espiais, também prestaram seu relato valorizando mais o potencial dos gigantes moradores do lugar, do que o poder de Deus. O incrível é que isto sucedeu depois do Senhor ter efetuado grandes sinais no meio do seu povo.
Por causa desse percimismo houve uma descrença em Deus que os israelitas desejaram voltar para a escravidão do Egito, Esse fato desagradou a Deus, que proibiu aquela geração, de 20 anos para cima, entrar em Canaã. Por causa deste fato de todo povo duvidar do Senhor, Ele decretou como punição que todo israelita acima de 20 anos de idade não entraria em Canaã e que somente dentre eles, Josué e Calebe que foram fieis ao Senhor tomaria posses da terra com todos os jovens com a idade de 20 anos, depois de passar os quarenta anos de peregrinação pelo deserto, todos os mandamentos do Senhor são importantes para o sucesso da nossa caminhada cristã nesta terra.
Portanto, devemos guardá-los e cumprir com fidelidade nos momentos oportunos. Os filhos de Israel falaram no desafio de mostrar sua fidelidade à Deus para entrarem em Canaã.
O nosso Pai quer que entremos em seu Reino, no entanto para que o possuamos possuí- -lo, também precisamos ser fiel no cumprimento de todos os seus mandamentos. Assim podemos passar pelas provas que teremos que enfrentar, porque o reino de Deus é conquistado por esforço.
Trazendo essa lição para os nossos dias de hoje da igreja do Senhor, importa que como povo eleito e nação santa do Senhor (1Pe 2.9), é necessário que perseveramos até o fim, como disse Jesus (Mt 24.13). Assim sendo, vivamos em fidelidade à Deus e uma vida cristã pia, no cumprimento da sã Doutrina dos Apóstolos, para conseguirmos alcançar a vida eterna; porque como está escrito o reino de Deus é conseguido por esforço (MT 11.12)
José Soares Leite é Pastor e Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.