Da Redação – Dois jovens brasileiros do Distrito Federal, Lucas Alves e João Vitor de Sousa, ambos de 25 anos, estão detidos no Aeroporto Internacional La Aurora, na Guatemala, desde a última sexta-feira (15/11). Uma reportagem do Metrópoles indica que eles foram barrados na imigração por causa de a uma suposta inconsistência nas informações fornecidas durante o processo de entrada naquele país, enquanto outros dois amigos deles conseguiram passar pelo sistema de controle de imigração sem problemas.
Segundo Lucas, eles queriam conhecer o país e voltar no fim do mês, sendo que a passagem de volta estava comprada para o dia 29 de novembro.
“A única justificativa que deram para deter a gente foi inconsistência nas informações, o que, para nós, não faz muito sentido”, disse Lucas, que disse tentar contato com o consulado do Brasil, mas foram informados de que a responsabilidade de mandá-los de volta é da companhia aérea Copa Airlines, com a qual eles não conseguem se comunicar.
Com o impasse, Lucas e João Vitor permanecem em uma sala de imigração “completamente insalubre”, disseram eles ao Metrópoles, afirmando ainda que o espaço tem problemas de ventilação, além da presença de insetos: “Não vemos a luz do sol há dias”. O Ministério das Relações Exteriores ainda não se posicionou a respeito.