Da Redação – De acordo uma análise da Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) da Universidade Syracuse no estado de Nova York, informa que seis em cada dez imigrantes indocumentados que estão detido nos centros prisionais da Immigration and Customs Enforcement (ICE), não possuem antecedentes criminais.
De acordo com o TRAC, até 3 de novembro deste ano, os centros de detenção do ICE maninham 38.863 estrangeiros sob sua custódia, 23.588 deles sem antecedentes criminais, ou seja, 60,7%, segundo os dados atualizados em 3 de novembro de 2024 quando foi realizado a analise.
Dos imigrantes detidos que possuem antecedentes criminais “muitas destes antecedentes criminais são apenas violações menores, incluindo infrações de trânsito”, destaca o TRAC.
O presidente eleito Donald Trump baseou sua campanha em promover deportações em massa alegando que imigrantes são criminosos.
Mais da metade de todos os detidos são mantidos em instalações localizadas em três estados: Texas (12.017), Louisiana (6.779) e Califórnia (2.957).
A maior instalação do país, o Centro de Detenção do Condado de Adams, em Natchez, Mississippi, detém uma população média diária de 2.067 pessoas.
Pelo menos 181.888 estrangeiros estão inscritos no programa de Detenção Alternativa, que tem sido utilizado pela Administração do Presidente Joe Biden para monitorizar os requerentes de asilo.