ESTADO – O presidente eleito nos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na quarta-feira, 27, ter tido uma vitória em relação à imigração ilegal através do México, após conversa telefônica com a presidente mexicana. No entanto, Claudia Sheinbaum sugeriu que o México já estava fazendo sua parte e não tinha interesse em fechar suas fronteiras.
Trump disse que Sheinbaum “concordou em parar a migração através do México”.
A mexicana indicou separadamente nas redes sociais ter dito a Trump que o México já está “cuidando” das caravanas de migrantes, chamando a conversa de “excelente”.
“Reiteramos que a posição do México não é fechar fronteiras, mas construir pontes entre governos e entre povos”, acrescentou Sheinbaum.
En nuestra conversación con el presidente Trump, le expuse la estrategia integral que ha seguido México para atender el fenómeno migratorio, respetando los derechos humanos. Gracias a ello se atiende a las personas migrantes y a las caravanas previo a que lleguen a la frontera.…
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) November 28, 2024
A ligação aconteceu dias depois de Trump ameaçar impor novas tarifas abrangentes ao Canadá e ao México como parte de seu esforço para reprimir a imigração ilegal e as drogas.
Nenhum dos lados esclareceu a situação das tarifas.