Por: Alfredo Melo –
1 – Mais uma vez temos a comprovação de que o Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo. Faltam dois jogos para Botafogo e Palmeiras e teoricamente, um dos dois será o campeão Brasileiro.
Faltam três jogos para o Internacional e matematicamente, Internacional, Palmeiras ou Botafogo, poderá ser o campeão brasileiro. Como diz o Everaldo, enquanto houver bambu, tem flecha.
2 – Após o empate em 1×1 com o Vitoria, no Nilton Santos, resultado que deixou o Palmeiras na liderança, com o mesmo número de pontos, mas com uma vitória a mais, jogadores e o treinador Artur Jorge, receberam uma enxurrada de críticas. Artur Jorge respondeu as críticas com o seguinte argumento: contra o Criciúma (1×1), tivemos 74% de posse de bola e quinze finalizações, contra o Cuiabá (0x0) 76% de posse de bola e 21 finalizações, contra o Galo (0x0) foram 70% de posse de bola e 27 finalizações, contra o Vitoria (1×1), 73% de posse de bola e 26 finalizações. Excelentes números, se tivéssemos marcados mais gols como a bola teima em não entrar, dizem que o time está mal. Quatro jogos, 89 chutes contra o gol dos adversários e apenas dois gols marcados. A qualquer momento, os gols voltam.
3 – A pedido de Zeca Barros, torcedor raiz do Botafogo, aqui vai uma pequena retrospectiva da SAF, do Botafogo. Em 2020, rebaixado para a série B. Em 2021, campeão da série B, em marco de 2022, Textor assume a SAF no Botafogo e, promete que em 5 anos, o Botafogo estaria disputando a final da Libertadores e traz o treinador português Luiz Castro. Com Luiz Castro, o time chega em 11º lugar, no Brasileiro.
Em 2023, o Botafogo termina o primeiro turno com 13 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e sem o treinador Luiz Castro. Após experimentar 4 treinadores, após a saída de Luiz Castro o time perde a vantagem e termina em 5º lugar, classificado para a pre-Libertadores.
Em abril de 2024, o treinador português Artur Jorge assume o time. Fim de novembro de 2024, o Botafogo está na final da Libertadores com 2 anos e 8 meses de SAF, superando a previsão de Textor, prevista para 5 anos. O Botafogo é líder do Brasileiro, precisando de 4 pontos em 6, para ser campeão brasileiro.
4 – E a série B, já definiu, quem sobe e quem desce Santos, Ceará e Sport Recife, estão de volta à elite, enquanto o surpreendente Mirassol, vai debutar entre os grandes do futebol brasileiro. Brusque, Ituano, Ponte Preta e Guarani, vão amargar a série C.
5 – Tem coisas que só acontecem no futebol brasileiro. O dono da SAF do Athletic, de São Joao Del Rey, vai propor ao América-MG, a troca de treinadores.
Roger Silva, deixaria o Athletic e iria para o América-MG, enquanto Lisca, sairia do América e iria para o Athletic. Seria uma solução para demitir o treinador e não pagar multa rescisória? O que acham Lisca e Roger Silva?
6 – Alo torcedores de Botafogo, Palmeiras e Internacional. Estão com o coração em dia? Flamengo x Internacional, Cruzeiro x Palmeiras, Internacional x Botafogo, Fortaleza x Internacional, Palmeiras x Fluminense e Botafogo x São Paulo. Como diz o Galvão, haja coração!!!!
7 – Os clubes sem divisão no Campeonato Brasileiro, estão pressionando a CBF, para a criação da série E, de acordo com a proposta, a série C passaria de 16 clubes para 20, a série D passaria de 64 clubes para 20 e a serie E, teria 64 clubes.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…