JSNEWS – A senadora Catherine Cortez Masto (Dem. Nevada) apelou à administração Biden para que estenda os mecanismos legais para proteger os cidadãos de outros países que estão residindo ilegalmente nos Estados Unidos contra a deportação antes da chegada do presidente eleito Donald Trump (Rep.) a Casa Branca.
Falando a rede MSNBC nessa terça-feira,03,, a senadora pediu que a atual administração faça uso abrangente do Status de Proteção Temporária (TPS), que é um status administrado pelo Departamento de Segurança Interna (DHS) que permite a cidadãos de outras nacionalidades residirem e trabalharem nos EUA protegidos da deportação.
O TPS concede proteção a cidadãos de países “considerados inseguros” e tem sido amplamente utilizado pela administração Biden para proteger centenas de milhares de cidadãos do Haiti e da Venezuela.
Entretanto a administração Biden tem procurado fornecer salvaguardas adicionais para aqueles protegidos da deportação através do programa Ação Diferida para Chegadas na Infância (DACA) da era Obama, um programa que beneficiou imigrantes que vieram ilegalmente para os EUA ainda menores.
A primeira administração Trump procurou, sem sucesso, acabar com o DACA e reduziu o uso do TPS.
Na próxima administração, espera-se que o TPS seja restringido para muitas nacionalidades sem direito a renovação.
Cortez Masto destacou a promessa da campanha de Trump de lançar uma campanha de deportação em massa como justificativa para a extensão do TPS e proteções adicionais do DACA ainda na administração Biden.
“Eles fazem parte de nossas comunidades, e o que o presidente pode fazer é apenas tomar medidas legais para estender seus status de TPS”, disse Cortez Masto à MSNBC. “Mas não são apenas os nossos destinatários do TPS. A minha esperança é que o presidente, nos últimos dois meses, processe também rapidamente os beneficiados com o DACA, precisamos ter certeza de que esses jovens possa ficar aqui e continuar a fazer parte do país onde cresceram.”
“Eles vão fazer deportações em massa e ninguém está seguro”, disse ela. “É por isso que peço à administração atual que tome as medidas possíveis nesse momento para proteger alguns membros da comunidade imigrante e beneficiários do TPS e do DACA, certifique-se de que pelo menos estamos trazendo alguma certeza para eles e mantendo suas famílias unidas.”
A administração Biden ampliou o TPS em outubro estendendo a proteção para cidadãos libaneses abrindo caminho para que outros cidadãos dessa nacionalidade possam solicitar proteção.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) estimou que aproximadamente 11.000 cidadãos libaneses seriam elegíveis tanto ao abrigo do TPS como do Deferred Enforcement Departure – DED (Partida Forçada Diferida), que é um benefício autorizado pelo Presidente dos Estados Unidos que protege certos indivíduos da deportação e lhes permite viver e trabalhar nos Estados Unidos por um período de tempo designado.
I remember the calls I would get in my office during the first Trump administration from families that were under threat because of the immigration chaos he created.
President Biden has the power to protect immigrant families, and I’m calling on him to use it. pic.twitter.com/aJbwiFJ7p9
— Senator Cortez Masto (@SenCortezMasto) December 3, 2024