Pr: José Soares é Pastor – É da vontade de Deus que todos os crentes sejam batizados com o Espírito Santo. Isto constava no calendário de Deus, massa promessa do Batismo com o Espirito Santo feita pelo Pai, no Antigo Testamento, só iria ocorrer na plenitude dos tempos (Gl 4.4), depois de consumado o plano da redenção do Homem, efetuado pelo sacrifício viário de Jesus Cristo na cruz do calvário (Jo 19.30), logo após sua ressurreição (At 1.4,8).
Cinquenta dias depois da ressurreição de Cristo, no dia de Pentecoste, o Espírito Santo desceu e todos os 120 discípulos que estavam aguardando no Senáculo, conforme Jesus mandou, foram todos batizados com o Espirito Santo e com fogo (At 2.1-4). O que é o batismo com o Espírito Santo? – É o revestimento do poder de Deus para que o crente para que se torne cheio do Espírito Santo, para realizar a obra de Deus (At 2.4; Ef 5.18). Pelo batismo a virtude do Espírito Santo é derramada sobre o crente (At 1.8).
Porque é necessário o batismo com o Espírito Santo? – Porque é promessa do Pai (Jl 2.28), como Jesus e como Jesus determinou acontecer (Lc 24.49; At 1.4). Porque Jesus nos outorgou para nos qualificarmos e cumprir nossa missão (Jo 14.16-17), que Ele determinou para ir e realizarmos (Mt 28.19, Mc 16.15-17). Porque necessitamos dessa capacitação do Espirito para continuar a realizar a obra que Jesus iniciou (Jo 1.33; Mt 3.11).
Para que é o batismo com o Espírito Santo? Ele se destina a todos que se converterem a Jesus e para os crentes antigos que ainda não receberam o batismo (Pv 1.23; Is 44.3). Para que é o batismo? Para sermos testemunha de Jesus pelo mundo afora (At 1.8) efetuarmos a grande comissão evangelizadora (Mt 28.19) e expandir o reino de Deus (At 8.5-9) aonde Deus enviar, até os confins da terra (At 1.8).
Quando o crente deve realizar a obra, no momento em que ele for batizado com o Espírito e rios de águas vivas jorrar de seu interior (Jo 7.38-39). Como podemos receber o batismo com o Espírito Santo.
É só estar no lugar que Jesus determinou, o cenáculo, a igreja de Deus, onde Jesus está (At 1.13; 2.1). onde você pede, busca e bate e Deus responder e dá (Lc 11.9). Após recebendo o batismo, o crente está apto para receber os dons espirituais. Existem dois tipos de dons, os dons naturais que já vem com as pessoa desde o seu nascimento e os dons espirituais, que são o revestimento do poder de Deus para os crente se tornarem úteis na obra de deus (1Co 12.8-10).
O propósito é edificar os crentes, unir, fortalecer e preparar a igreja para executar a sua missão como agência do reino de Deus na terra. A igreja de Cristo tem uma missão a cumprir que é de proclamar o evangelho de salvação.
Diante desta tão sublime tarefa confiada aos crentes, ele passa a ter necessidade do poder divino, Os dons espirituais são um arsenal de Deus colocado a deposição do crente para o cumprimento eficaz de sua tarefa que ele tem que obedecer (Mt 28.19).
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e da Faculdade de ensino Teológico em Boston