JSNews – Uma governadora democrata que se comprometeu a opor-se aos esforços que possivelmente serão implementados pela administração Trump, expressou expressou indignação nessa segunda-feira, 06, após um imigrante ter sido ‘supostamente’ flagrado de posse de drogas avaliadas em quase quase $1 milhões de dólares e um fuzil de assalto modelo AR-15 em um hotel que foi transformado temporariamente em abrigo.
“É ultrajante que esse indivíduo tenha aproveitado nosso sistema de acolhimento para uso de atividades criminosas”, disse a Governadora de Massachusetts, Maura Healey (Demo.) ao comentar a notícia de que o imigrante dominicano, Leonardo Andujar Sanchez, 28 anos, esta sendo acusado de tráfico de armas de fogo e trafico de drogas enquanto usava o sistema de abrigo do estado.
O imigrante estava abrigado no Hotel Quality Inn que fica em Revere, região da grande Boston no estado de Massachusetts.
Leonardo foi ‘supostamente’ pego com munições e carregadores de grande capacidade, além de drogas como o fentanil e cocaína no valor estimado de pelo menos $750.000 dólares, noticiou o site de Boston 7 News. Após o incidente a governadora ordenou inspeções nos abrigos do estado. O imigrante foi detido sem fiança, um um juiz do Tribunal Distrital de Chelsea considerou o suspeito perigoso.
“Ordenei uma inspeção de todas as unidades de abrigo, começando por Revere além de disso, vamos fazer e uma revisão completa dos nossos processos de admissão para determinar outras medidas adicionais para prevenir atividades criminosas em nossos abrigos”, disse Healey. “Isto demonstra mais uma vez como o nosso sistema federal de imigração esta falido e da necessidade urgente do Congresso e da Casa Branca agirem para impedir que criminosos entrem nas nossas comunidades.”
“O povo de Massachusetts não deve continuar lidando com os impactos da inação do governo federal”, acrescentou ela.
Em 2023, Healey disse que seu estado é procurado por os migrantes “porque aqui porque somos e orgulhosamente temos sido um farol para os necessitados.”
Pouco depois da eleição presidenciais, Healey prometeu obstruir Plano de fiscalização da imigração do presidente eleito Donald Trump. Em uma entrevista à rede MSNBC em novembro do ano passado, ela disse que sua polícia estadual não iria cooperar com as politicas migratórias da nova administração republicana e alertou que ela usará “cada ferramenta na caixa de ferramentas disponível para proteger os nossos residentes.”
“Acho importante reconhecer que haverá muita pressão sobre os estados e as autoridades estaduais. Posso garantir que trabalharemos duro“, disse ela na época. “Portanto, você sabe, todas as ferramentas da caixa precisam ser usadas para proteger nossos cidadãos, proteger os nossos residentes e proteger os nossos estados e manter a linha sobre a democracia e o Estado de direito como princípio básico.”
Tom Homan, o “czar da fronteira” do presidente eleito Trump, alertou as autoridades estaduais e locais sobre a obstrução dos esforços do novo governo para deter imigrantes ilegais.
“O presidente deixou claro que vamos nos concentrar primeiro nas ameaças à segurança pública e nas ameaças à segurança nacional”, Homan disse durante uma entrevista na Fox News. “Se eles não quiserem nos ajudar, então saia do caminho, nós faremos isso.”
Massachusetts é um dos vários estados que foi sobrecarregado pelo aumento de migrantes vindos da fronteira sul.