Por : José Soares Leite – O Povo israelita ao ser libertado da escravidão do Egito rumo a Canaã, poderia ter chegado em poucos dias a terra prometida.
Qual seria o motivo do Senhor não permitir que eles não entrassem de imediato para tomar posse da terra, se era o objetivo de Deus cumprir essa promessa no pacto que Ele fez com Abraão (Gn 15.18). Vamos descobrir que isto acontecesse o Senhor deu os mandamentos, os estatutos e os juízos para que seu povo observasse e houvesse temor e os seus dias fossem prolongados na terra prometida que eles iriam possuir (Dt 6.1-2).
O senhor também alertou os israelitas a atentarem em guardar os seus mandamentos na terra prometida (Dt 6.3). E os preveniu que da sua fidelidade ao Senhor, dependia o sucesso deles.
O Senhor provou aos israelitas que Ele era um Deus el e misericordioso para os que o amam e guarda os seus mandamentos (Dt 6. 17-18; 7.9). Quando os israelitas estavam próximos a terra.
Deus ordenou a Moisés que escolhesse um homem de cada uma das doze tribos para sondar a terra. Eles passaram quarenta dias espiando aquele lugar que seria a sua nova pátria onde viveriam em liberdade servindo a Deus.
No retorno da missão o relato que os espias zeram da terra prometida, somente Josué e Calebe demonstraram confiança no Senhor para enfrentar as difíceis obstáculos para conquistá-la. Os outros deis espiais, também prestaram seu relato valorizando mais o potencial dos gigantes moradores do lugar, do que o poder de Deus.
O incrível é que isto sucedeu depois do Senhor ter efetuado grandes sinais no meio do seu povo. Por causa desse pessimismo houve uma descrença em Deus que os israelitas desejavam voltar para a escravidão do Egito, Esse fato desagradou a Deus, que proibiu aquela geração, de 20 anos para cima, entrar em Canaã (Nm 14.1-12; 26-30). De todo povo que foram libertos do Egito, somente Josué e Calebe que foram éis ao Senhor tomaram posse da terra com todos os jovens, após os quarenta anos de peregrinação pelo deserto.
Todos os mandamentos do Senhor são importantes para o sucesso da nossa caminhada cristã nesta terra.
Portanto, devemos guardá-los para cumprir com fidelidade em todos os momentos de nossa peregrinação nesta terra. Os filhos de Israel falharam no desafio de mostrar sua fidelidade a Deus para entrarem em Canaã.
Deus quer que entremos em seu Reino, no entanto para que o possuamos também precisamos ser fiel na obediência do cumprimento de todos os seus mandamentos. Assim desta forma, podemos passar pelas provas que tivermos que enfrentar; Porque o reino de Deus é conquistado por esforço (Lc 16.16). Abraão, o Pai na fé é o nosso referencial na obediência ao Senhor. A Bíblia diz que ele sendo chamado obedeceu pela fé (Hb 11.8).
O senhor Jesus ainda que sendo Filho de Deus, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu (Fp 2.8; Hb 5.8). O crente para ser um cristão completo não precisa se tornar um ritualista, mas praticante da Palavra (Jo 15.7; Tg 1.22).
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de Ensino Teológico de Boston.