Da Redação – O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu nesta sexta-feira (31) aos colombianos que estão nos Estados Unidos sem documentos para deixarem seus empregos “imediatamente” e retornarem a seu país, e prometeu ajuda financeira aos repatriados.
“Solicito às colombianas e colombianos sem documentos nos EUA que deixem seus trabalhos imediatamente nesse país e retornem à Colômbia o mais rápido possível. A riqueza é produzida apenas pelo povo trabalhador. (…) Vamos construir riqueza social na Colômbia”, afirmou Petro em publicação no X.
Petro também prometeu oferecer “créditos produtivos” aos cidadãos que retornarem ao país. Esse incentivo viria aos que se inscreverem em programas do Departamento de Prosperidade Social colombiano, segundo o comunicado.
Ainda nesta sexta-feira, o presidente colombiano afirmou que “a Estátua da Liberdade não brilha mais” ao compartilhar um vídeo de imigrantes sendo deportados e presos em operações do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA – ICE.
A fala de Petro ocorre dias após uma crise diplomática entre os governos da Colômbia e dos EUA por conta de deportações de colombianos, derivadas das políticas anti-imigratórias aplicadas por Donald Trump nos primeiros dias de seu governo.
Após as imagens de deportados brasileiros chegando a Manaus algemados nos pés e nas mãos, Petro se recusou a receber deportados colombianos sob essas mesmas condições. Após algumas horas de desentendimento e ameaças de tarifas pesadas feitas por Trump, os dois governos chegaram a um consenso, e o primeiro voo de deportados chegou a Bogotá nesta semana.
Le solicito a las colombianas y colombianos sin documentos en EEUU dejar sus trabajos de inmediato en ese país y retornar a Colombia lo más pronto posible
La riqueza la produce solo el pueblo trabajador.
El Departamento de Prosperidad Social, DPS, buscará entregar créditos…
— Gustavo Petro (@petrogustavo) January 31, 2025