JSNEWS – O Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) divulgou informações adicionais sobre uma operação realizada na última sexta-feira, 16 de maio, que resultou na prisão de um grupo de trabalhadores indocumentados em Lowell, Massachusetts.
De acordo com o ICE, a detenção de 11 trabalhadores equatorianos ocorreu durante uma operação de fiscalização migratória em um local de trabalho, direcionada a uma empresa de manutenção de telhados suspeita de práticas de contratação irregular. As prisões foram efetuadas em uma área de preparação da empresa, situada em Massachusetts. Após entrevistas e verificações de antecedentes, foi constatado que os 11 indivíduos estavam nos Estados Unidos sem a documentação necessária.
A agência destacou que a legislação federal exige que os empregadores verifiquem a identidade e a elegibilidade para o trabalho de todos os contratados por meio do Formulário I-9 de Verificação de Elegibilidade de Emprego. O ICE utiliza o programa de inspeção I-9 para assegurar o cumprimento dessas normas, como parte de uma estratégia mais ampla para coibir a contratação de trabalhadores sem autorização legal.
O ICE também informou que investigações em locais de trabalho frequentemente revelam outras atividades criminosas, como contrabando de migrantes, tráfico humano, lavagem de dinheiro, fraude documental, exploração trabalhista e condições precárias de trabalho ou salários inadequados.
Essa operação foi uma entre várias detenções realizadas pelo ICE nas últimas semanas em Boston e cidades próximas, indicando uma intensificação das ações de fiscalização na região.
Na mesma semana da operação em Lowell, o ICE realizou outras ações de fiscalização em diversas cidades de Massachusetts e em outros estados americanos. Em East Boston, na mesma sexta-feira,16, cinco pessoas foram detidas em uma operação do ICE. A agência não divulgou detalhes adicionais, citando preocupações com a segurança dos agentes, mas confirmou as detenções.

Em Waltham, no domingo, 11, uma operação resultou na detenção de um homem que conduzia um veículo com uma criança de 10 anos. Sete veículos do ICE foram usados, e os agentes revistaram o celular da criança antes de liberar o menor e deter o adulto.
A rede LUCE Immigrant Justice Network relatou um aumento de 100% nas chamadas para sua linha direta entre 11 e 14 de maio, com denúncias de atividades do ICE em Waltham, Watertown, Lowell, Lawrence, Lynn, East Boston, Chelsea, Everett, Springfield, Worcester, New Bedford, Framingham e Milford. As ações incluíram detenções de pessoas sem antecedentes criminais o que levanta questionamentos, pois o ICE afirma priorizar a detenção de indivíduos com antecedentes criminais, mas operações como essas, conhecidas como “blitz”, frequentemente ocorrem em locais de trabalho, onde a maioria dos detidos não possui histórico delitivo, sugerindo uma contradição com a narrativa oficial da agência.
Com informações ICE