Por: Edel Holz – Se Vale Tudo não fosse um remake, se a novela original não tivesse feito o sucesso que fez, com certeza, seria excelente. A história é ótima, personagens bem construídos, um suspense em cada fechamento de capítulo e por aí vai… O que pega são as comparações inevitáveis com a trama original. Concordo com Silvio de Abreu que disse:- “Se Manuela Dias quisesse mudar tudo, escrevesse ela sua própria novela inédita”. Será uma adaptação livre?
Os outros dois autores que estão vivos- Aguinaldo Silva e Eleanor Brasseres não dizem nada? Se a novela pertence à Globo e não a quem escreveu, tá tudo certo: Manuela pode ressuscitar personagem morto, adoecer personagem babaca pro público ficar com pena, casar a chata da Heleninha com o Renato e assim por diante… Nota 10 para o destaque que Manuela deu pra Consuelo.
Belize Pombal é uma atriz extraordinária e torna Consuelo uma das melhores coisas da novela. Nota 10 também pela parceria acertada de César e Olavo. Os dois estão maravilhosos em seus papéis e a música colabora para que a comédia deite e role.
A mesma química que César tem com Olavo, se deu com Odete. O casal protagoniza cenas quentes e emocionantes. O que não aconteceu com ele e Fátima. Alaide e André formam torcida organizada. O relacionamento de Lucimar e Vasco está sendo bem construído e este ator está tendo o destaque que merece. Um personagem que na primeira versão era maravilhoso e nesta está bem apagado é o mordomo Eugênio.
Antes defendido por Sérgio Mambertti, amava lmes clássicos e comparava Odete Roitman com suas vilãs favoritas. O Eugênio atual, interpretado por Luis Salem, que além de bom ator é um excelente comediante, está apagado e quase chega a ser uma figuração em cena. Outro desperdício é a atriz que vive Fernanda. Foi protagonista em Família é Tudo, onde deu um show de interpretação e agora tem um papel que seria pra uma atriz muito mais jovem.
O ator que ela contracena é péssimo e o casalzinho não funciona. Celina, Rachel e Heleninha merecem um concurso de quem é mais chata.
Ana Clara também entra neste concurso. O casal Solange e Afonso, apesar da música de Cazuza, não vingou. Deve ter sido por isso que a autora inventou a leucemia de Afonso e a gravidez de gêmeos. Lembrando que na novela 1 somente no final Afonso cava sabendo que o filho de Solange era dele. Chantagem em cima de chantagem e Odete não fica mais pobre.
Descobriu as falcatruas de Marco Aurélio e nada fez! Um Marco Aurélio um pouco mais humano defendido por Alexandre Nero com perfeição. Será que ele dará uma banana pro Brasil no último capítulo? Será que Odete vai morrer? Só Manuela Dias poderá responder.
SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.


