JSNEWS – Após a decisão da Suprema Corte de liberar o caminho para operações do ICE em Los Angeles, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que as opções legais de Boston em meio à mais recente operação do ICE diminuíram.“As forças federais, nós absolutamente podemos trabalhar e cooperar com as forças policiais locais e estaduais”, disse Leavitt no programa Howie Carr na segunda-feira, quando questionada sobre a decisão da corte e a indicação anterior da prefeita de Boston de que ações legais poderiam ser tomadas. “É isso que deveria acontecer.” Os comentários da secretária de imprensa vêm dias após o governo lançar a “Operação Patriota 2.0” em Massachusetts, aumentando o número de agentes federais do ICE realizando prisões de imigração na área.
Em resposta ao aumento da presença de agentes do ICE em Boston, Wu criticou a operação e disse: “estamos preparados para tomar medidas legais diante de qualquer evidência” de que a agência violou leis constitucionais, estaduais ou locais. A governadora Maura Healey disse que seu gabinete não foi notificado do aumento com antecedência e classificou a operação como uma “manobra de poder político e uma tentativa de intimidação” em uma aparição na MSNBC no domingo.
Leavitt criticou os comentários de Wu e Healey na segunda-feira. Respondendo a Healey, ela citou quedas na criminalidade durante o destacamento da Guarda Nacional em Washington, D.C., chamando-o de “modelo para o que o presidente Trump quer trazer para cidades em todo o país.” A operação do ICE não incluiu a presença da Guarda Nacional, e Healey já havia dito que “não há necessidade de federalizar a Guarda Nacional de Massachusetts.”
Leavitt foi questionada sobre a decisão da Suprema Corte na terça-feira, que anulou uma ordem de restrição de um tribunal inferior que impedia “patrulhas itinerantes” de agentes federais de parar pessoas com base apenas em sua raça, idioma, emprego ou localização.
Questionada se a decisão deixou Wu e Boston sem “muitas opções” em termos de recursos legais em meio às operações do ICE, Leavitt disse: “É isso mesmo E se a prefeita Wu tirasse um segundo do seu dia para parar de apaziguar os esquerdistas radicais e realmente conversar com as mulheres corajosas do Departamento de Polícia de Boston e das forças policiais locais nas comunidades suburbanas ao redor, ela saberia que elas querem a ajuda do governo federal“, argumentou Leavitt.
A secretária de imprensa citou dois exemplos de pessoas supostamente no país ilegalmente que foram presas pelo ICE com antecedentes criminais. A operação resultou em mais de 100 prisões no fim de semana, disseram autoridades do ICE, após quase 1.500 prisões durante a operação inicial em maio. Autoridades federais não informaram quais áreas em Massachusetts serão alvos, quantos agentes estão envolvidos no estado ou quanto tempo a operação durará. O “Czar da Fronteira” Tom Homan indicou no domingo que há planos para expandir as operações do ICE, dizendo que as pessoas “podem esperar ações na maioria das cidades santuárias em todo o país.”


