Da Redação
Um vídeo obtido pela Telemundo Nueva Inglaterra mostra agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) com uma menina de 5 anos, cuja mãe diz ser autista, enquanto tentavam prender seu pai perto de sua casa em Massachusetts. O vídeo, fornecido à Telemundo Nueva Inglaterra pela mãe da menina, mostra a criança sentada ao lado de um SUV com três agentes por perto, do lado de fora de sua casa em Leominster, Massachusetts, na última terça-feira. Seu pai estava dentro de casa no momento.
A mãe da menina disse à Telemundo — que é propriedade e operada pela NBC Universal, que seu marido, Edward Hip Mejia, estava indo para casa com a filha quando ligou para ela enquanto dirigia pouco antes do incidente, ele disse que achava que estava sendo seguido. Ao chegar no estacionamento ele correu e entrou em casa disse ela , deixando a sua filha no carro que ficou com os agentes. “Eles levaram minha filha, ela tem 5 anos. Ela tem transtorno do espectro autista”, diz a mãe da menina aos agentes no vídeo. “Devolvam minha filha.”
A secretária assistente do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, disse que Mejia “ignorou as luzes de emergência das forças da lei para encostar e dirigiu de volta para sua casa. Ele fugiu do carro, mostrou os dois dedos do meio para os agentes e correu para dentro de casa. Ele abandonou sua filha de 5 anos no carro. Os agentes ajudaram a resgatar a criança e chamaram a polícia local para relatar o abandono.”
Em todo os EUA, pessoas estão descrevendo seus encontros com agentes do ICE enquanto eles perseguem pais e outros como parte da repressão à imigração do presidente Donald Trump. Mejia é originalmente da Guatemala e vive nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, segundo sua esposa, que pediu para não ter seu nome publicado. O casal tem dois filhos nascidos nos EUA, disse ela.
O vídeo parece mostrar as autoridades do lado de fora da casa se comunicando com o pai.“É sua filha? Venha aqui para eu ver esses documentos”, diz um homem que parece ser um agente de imigração no vídeo.“Ei, posso entregá-los pela porta”, responde Mejia. O agente então aponta para o chão à sua frente e diz a Mejia que ele pode entregar o documento “bem aqui”.
A NBC Boston relatou que a polícia local chegou ao local, recuperou a criança e a devolveu à sua família. Ela está bem, disse sua mãe à Telemundo. O Departamento de Polícia de Leominster não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. As autoridades voltaram à casa dois dias depois e detiveram Mejia. Segundo sua esposa ele está atualmente detido em um centro de detenção do ICE em Plymouth, disse ela. “Os agentes vieram por trás da minha casa, prenderam ele, levaram ele embora”, disse ela à Telemundo. “Não somos criminosos.”