Edel Holz
O ano era 1988. Papai nos levou pra Colônia de Férias do Banco do Brasil em Itanhaém- SP (Satélite Esporte Clube). Amávamos passar Natal e ano novo lá! Papai acordou às 6 da manhã pra ir à lotérica tentar ganhar o bolão de “Quem matou Odete Roitman?” Era um bolão milionário. Soubemos depois, que Danton, que estava em Passos pras festas de ‑ m de ano, teve de voltar às pressas pro Rio pra gravar uma cena extra.
Ele era filho da Leila (Cássia Kiss) que matava Odete por engano. Papai ficou furioso por não saber disso antes. A globo resolveu fazer um remake deste clássico de Gilberto Braga e deu a incumbência de escrever este remake à Manuela Dias, que reuniu um elenco de estrelas, com algumas atuações surpreendentes como a própria Odete Roitman, vivida com maestria por Debora Bloch. A autora mudou tanto o rumo dos personagens, que incomodou o público que assistiu à primeira versão.
Rebaixou Thais Araujo ao posto de coadjuvante, fez Heleninha e Tia Celina serem mais chatas do que antes, mas acertou na dupla Olavo e César, por exemplo. Acho que foi o melhor papel da carreira do Cauan, apesar de tentarem tirar o ator do folhetim no início.
Consuelo (Belize Pombal teve grandes momentos, tirando aquela bobagem da implicância do namoro do filho com Aldeide (Karine Telles). Agora, na reta final, a autora realmente perdeu a mão completamente. Transformou Odete Roitman em assassina, escreveu capítulos ridículos como se os personagens zombassem da morte da Odete e colocou 5 suspeitos pelo assassinato da vilã, entrando e saindo do seu quarto, na noite fatídica. Como autora, penso que duas pessoas mataram Odete.
Afinal, foram dois tiros e ainda não disseram se as balas saíram do mesmo revólver ou não. Pode ser a dupla Heleninha e Celina (o que acho pouco provável), porque são mocinhas na história e merecem um final feliz. Marco Aurélio e Fátima.Será?
Marco Aurelio com certeza, deu um dos tiros porque li que será preso e ‑ cará com uma tornozeleira eletrônica. Pode ser César e Olavo também, o que näo acredito, pois é óbvio demais. A novela perdeu a elegância completamente. Claro que noveleiros de plantão como eu, não deixarão de assistir os capítulos finais.
Afinal, quem matou Odete Roitman? Uma certeza eu tenho: Não fui eu!
SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e de mente efervescente Edel.