
Washington, 2 de dezembro de 2025 – A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), Kristi Noem, recomendou nesta segunda-feira ao presidente Donald Trump a imposição imediata de uma “proibição total de viagens a todos os países malditos” que, segundo ela, “estão inundando nossa nação com assassinos, parasitas e viciados em benefícios”. A expressão “países malditos” foi usada literalmente pela própria secretária em postagem feita em sua conta oficial verificada no X (@Sec_Noem), logo após reunião com o presidente:
“Acabei de me reunir com o Presidente. Estou recomendando uma proibição total de viagens a todos os malditos países que estão inundando nossa nação com assassinos, parasitas e viciados em benefícios.
Nossos antepassados construíram esta nação com sangue, suor e amor inabalável pela liberdade — não para que invasores estrangeiros matem nossos heróis, esgotem nossos impostos suados ou roubem benefícios devidos aos AMERICANOS.
NÓS NÃO OS QUEREMOS. NEM UM SÓ.”
(Fonte: postagem original de Kristi Noem, 2 de dezembro de 2025 –
I just met with the President.
I am recommending a full travel ban on every damn country that’s been flooding our nation with killers, leeches, and entitlement junkies.
Our forefathers built this nation on blood, sweat, and the unyielding love of freedom—not for foreign…
— Secretary Kristi Noem (@Sec_Noem) December 1, 2025
A declaração da secretária veio cinco dias após o ataque que matou a especialista do Exército Sarah Beckstrom, 20 anos, e deixou em estado grave o sargento da Força Aérea Andrew Wolfe, 24 anos, ambos da Guarda Nacional de West Virginia, em Washington, D.C. O suspeito, Rahmanullah Lakanwal, é cidadão afegão que ingressou nos EUA em 2021 pelo programa de vistos especiais para colaboradores das forças americanas. Em reação imediata ao atentado, o governo Trump já determinou: Suspensão por tempo indeterminado de todos os processos migratórios de cidadãos afegãos (USCIS, 27 de novembro);
Reexame de green cards já concedidos a nacionais de 19 países listados em memorando presidencial de junho (anúncio do diretor do USCIS, Joseph Edlow, em 28 de novembro).
O Departamento de Segurança Interna informou que a lista completa dos países que serão incluídos na eventual proibição total de viagens será divulgada “nos próximos dias”. A Casa Branca remeteu todas as perguntas ao DHS. A publicação de Kristi Noem, feita diretamente de sua conta oficial do governo, é uma das manifestações mais duras já emitidas por um alto funcionário do Executivo Trump em exercício do cargo.


