Edel Holz
Demorei mais de ano pra escrever sobre ela, porque realmente precisava tranquilizar minha mente pra escrever o que sinto e tentar colocar todas minhas memórias em um texto singelo, mas repleto de bons sentimentos. Acho que consegui. Terezinha Porto era vizinha do Papai de porta no Credi-Real.
Nós no apartamento 21 (o do fundo) e ela no 23, de frente pra igreja da Matriz. Sempre com a carinha boa e a voz tranquila, nos recebia maravilhosamente em sua casa, nos servindo muitas gostosuras. Em 2008, fomos pro Brasil após ganharmos o green card. Sophia tinha 4 anos de idade.
Ela se apaixonou pela Sophia e vice-versa. Um amor tão genuíno e de pura afinidade. Sophia ia com ela so supermercado, pra sua fazenda , pra toda parte… A vela do bolo dos 60 anos de Terezinha foi Sophia quem soprou! Terezinha é casada com Roberto, um querido. Meu irmão Gustavo amava Terezinha de paixão e ela também nutria um carinho muito grande por ele. Pelo fato de sua fé ser imensa e ela participar de muitas atividades da Matriz, Irmão a apelidou de “bispa”. Ano passado, fui ao Brasil, mas não fui pra Passos. Sophia não deixou de visitar nossos amores do Credi-Real e ela trouxe de lá o livro que Terezinha escreveu durante a pandemia: Gotas na Pandemia Tudo junto e misturado. Um livro de poesias e prosas muito bem escrito.
Ao ler, sinto o amor sincero em cada palavra.
Gratidão e fé caminhando bem juntinho. Ela não teve filhos, mas abraçou os sobrinhos e os filhos dos sobrinhos. São tantas crianças em sua vida, que ela jamais deixou sua criança interior se apagar. Sophia ficou feliz por ter uma foto sua em seu livro e um desenho que ela fez aos 4 anos. Nesse livro, Terezinha conta seus sentimentos durante a pandemia, mostra fotos de pessoas queridas, fala um pouco de sua vida com Roberto, sua paixão pelas crianças que viraram netos e seu compromisso com o divino. Terezinha é luz, é luar, é amor em sua mais plena forma.
Ela tem a calma de um papo bom com um café passado na hora, tem o frescor das matas, a leveza dos ipês coloridos e a alegria de subir em mangueiras e goiabeiras na sua infância. Terezinha é gente da gente que merece o mundo e a felicidade eterna para todo o sempre. Amém!
SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos as boas vinda à poderosa e demente efervescente Edel.


