Por: Alfredo Melo
1- Para surpresa de poucos, o Flamengo passou o rodo e se transformou no Botafogo de 2024: levou o Brasileiro e a Libertadores. Segundo Zeca Barros, carioca raiz, apesar de o Vasco estar sediado no Rio de Janeiro, os cariocas vão mantendo a hegemonia da Libertadores.
A cidade do Rio é tetracampeã consecutiva: 2022 Flamengo, 2023 Fluminense, 2024 Botafogo e 2025 Flamengo. Tá ruim de aturar a “cariocada”.
2- Abel Braga deu um tapa com luva de pelica na diretoria do Internacional de Porto Alegre. Em 2021, quando a atual diretoria assumiu, demitiu Abel Braga e contratou Miguel Ángel Ramírez. De lá pra cá, cinco treinadores passaram por essa gestão. Após a derrota de 5×1 para o Vasco, Ramón Díaz colocou o Inter na zona de rebaixamento e foi demitido, faltando duas partidas para o término do campeonato.
Desesperados, os dirigentes procuraram Abel Braga, que aceitou dirigir o Inter, mas disse: “Aceito dirigir o Inter, vou salvar o clube, mas fico apenas nesses dois jogos e não precisam me pagar salário.” Ídolo da torcida colorada, Abel jogou a autoestima da torcida lá em cima, mas como quem decide tudo é o “roteirista”, as coisas saíram diferentes: o Inter foi atropelado pelo São Paulo por 3×0 e agora, faltando uma partida, tem 72% de chances de ser rebaixado.
3- Rafael Guanaes, treinador do Mirassol, que levou o estreante da Série A do Brasileiro a uma vaga direta para a Libertadores, disse que continuará no clube em 2026. Como futebol é momento, comentaristas esportivos garantem que será difícil Guanaes resistir ao assédio de clubes grandes ao m do Brasileiro. O dinheiro sempre fala mais alto. A conferir.
4- Vida de treinador no Brasil é dureza. O técnico Mozart, que levou o Coritiba ao título da Série B do Brasileiro 2025, foi demitido poucos dias depois da conquista. O motivo divulgado teria sido a falta de acordo com o salário do novo contrato, já que o atual terminou no m de novembro.
A situação lembra Vojvoda, técnico do Fortaleza, que rejeitou boas propostas preferindo ficar no clube. Uma má fase levou à demissão do argentino, que assinou com o Santos por um salário inferior aos que havia recusado.
5- O Campeonato Brasileiro chega à última rodada com Inter, Ceará, Vitória, Fortaleza e Santos precisando da vitória para escapar do rebaixamento. Santos, Ceará e Fortaleza dependem apenas de si. Inter e Vitória, além da vitória, dependem de tropeços dos adversários. 6- A briga entre Botafogo Social e Botafogo SAF continua escalando. As acusações de ambas as partes mostram que “em casa que falta pão, todo mundo reclama e ninguém tem razão”.
O Social exige uma caução da SAF de 155 milhões de reais, com medo das dívidas da Eagle de Textor. John Textor diz que deu dois títulos de expressão ao clube em 2024 e que o Social, nos últimos 30 anos, conseguiu apenas um título importante e faliu o clube.
O que será do Fogão em 2026? 7- Galo 0 x 3 Palmeiras foi uma partida de IA: um que ia vencer a Sul-Americana contra o outro que ia vencer a Libertadores. Meu humor hoje está péssimo.
Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior…


