Por : José Soares Leite
A Parábola dos primeiros Lugares só é encontrada no Evangelho de Lucas (14:7- 14). Apesar de ser curta e bastante simples, possui um significado muito importante para a conduta da vida terrena (V.8-10, 12,13) e espiritual do crente (v. 11,14). No contexto da parábola (v.1-6), vemos que Jesus aceitou o convite para jantar na casa de um dos principais dos fariseus, onde também estavam um grupo de outros convidados: fariseus e doutores da lei, que lhe observavam, porque eram seus opositores. Jesus não ficou constrangido por estar na casa do anfitrião, ou por estar rodeado de seus inimigos e nem por ser um sábado, dia sagrado para eles, onde não se podia fazer nenhuma obra.
Estava ali, um certo homem hidrópico, que de propósito fora convidado (Lc 7.37,39). Jesus, com ousadia, fez o que eles mais condenavam, o curou no sábado e lhes indagou dizendo: “É lícito curar no sábado?” E todos ficaram calados. Jesus conhecendo a hipocrisia deles, ainda lhes disse: “Qual será de vós o que, caindo-lhe num poço, em um dia de sábado, um jumento ou o boi, o não tire logo?” Eles nada puderam replicar sobre isso! Que lição para os crentes hoje; quando convidados a uma festa num ambiente social, se comportam como se fossem um deles e não testemunha de Cristo.
Aproveitando a oportunidade de estar naquele ambiente seleto do banquete de um dos principais líderes religiosos. Jesus observou o comportamento dos convidados, de como eles escolhiam os primeiros assentos. Diante daquele clima de soberba e arrogância, Jesus começou a contar a Parábola dos Primeiros Lugares (Is 14.13- 15). Jesus exortou que se alguém for convidado, que se assentasse nos últimos lugares, para que seja colocado em lugar de honra pelo anfitrião perante os convidados.
Doutra maneira, a pessoa poderá ser envergonhada, caso lhe seja pedido que mude de lugar (pv 25.6-7). Em outras ocasiões Jesus alertou seus discípulos a respeito do costume errado praticados por eles (Mt 23.6; Mc 12.38- 39; Lc 20.46).
Percebendo Jesus, que o fariseu só tinha convidado pessoas por interesse. Então lhe exortou a que convidasse pessoas pobres, aleijados, mancos e cegos, que não têm como recompensá-lo.
Procedendo assim, ele seria recompensado na ressurreição dos justos (vs,12-13). Na Bíblia temos vários exemplos de pessoas que se exaltaram e foram humilhadas (1Rs 21:7, ,23; 2Rs 9:30-37; Dn 4:30-33; At 12:20-23); e de servos de Deus que se humilharam e foram exaltados (Gn 41:41; 1Sm 1:12-20; Lc 18:9-14).
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston


