JSNEWS – Apesar das medidas extremas implementadas pelos estados fronteiriço como o Texas, o fenômeno migratório continua afetando os Estados Unidos, mas agora com uma nova cara, já que alguns dos indivíduos que cruzam a fronteira ilegalmente estão fugindo da justiça criminal em seus países de origem.
Over the weekend, USBP agents across the SWB apprehended 10 undocumented subjects w/ violent criminal histories including murder, rape, and drug/weapons trafficking.
So far in FY24, USBP has apprehended +6,400 subjects with criminal convictions. pic.twitter.com/0RiuBmlAW3
— Chief Jason Owens (@USBPChief) February 22, 2024
Entre os grupos de pessoas que diariamente tentam fugir da Border Patrol ( Patrulha da Fronteira) não estão apenas aqueles que estão em busca de melhores ‘oportunidades de vida’, algumas também estão fugindo da justiça por terem cometido atos impróprios e há até mesmo aquelas que ainda estão ligadas ao tráfico de drogas e são usadas como ‘mulas’ transportando substâncias proibidas.
Desde 1º de outubro, quando se inicia ano fiscal, a Patrulha de Fronteira efetuou 6.400 prisões de imigrantes que tiveram condenações criminais usando meios violentos em seus países de origem, como assassinato, estupro, abuso infantil, tráfico de drogas contrabando de armas.
Jason Owens, chefe da Patrulha de Fronteira, por meio de postagens na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, relatou a prisão de diversos imigrantes com históricos criminais violentos.
O chefe da Patrulha de Fronteira também compartilhou outra mensagem informações sobre o número de membros de gangues da Venezuela, El Salvador e México, que foram presos nos últimos meses quando tentavam entrar em território americano. “Até agora, no ano fiscal de 2024, a Patrulha de Fronteira prendeu 178 indivíduos com afiliações a gangues”, escreveu.
China
Um relatório do Bureau of Customs and Border Protection (CBP), citado pela rede de televisão Fox News, alerta para um elevado número de cidadãos chineses que têm tentado entrar no país sem a documentação exigida. Entre o sábado,17 até segunda-feira,19, 452 chineses foram detidos pelas autoridades migratórias em San Diego, na Califórnia, após entrarem no país pela fronteira sul ilegalmente.
Isso é mais do que os 450 apreendidos no ano fiscal de 2021 ao todo em toda a fronteira.
O número de cidadãos chineses vem aumentando desde o ano fiscal de 2021. No ano fiscal de 2022, foram pouco acima de 2.000 em toda a fronteira sul em 2023, esse número subiu para mais de 24.314 detenções e imigrantes vindos da China.