Por : José Soares Leite – Próximo do final de seu ministério terreno Jesus promete aos seus discípulos que voltaria para vir busca-los, para que aonde Ele estiver eles estivessem também (João 14:01-03). Depois que consumou a obra redentora, Jesus foi assunto ao céu e logo em seguida apareceu dois anjos confirmando a promessa de que Ele voltaria (At 01.09-11).
Passados quase 70 anos, o Apóstolo João estando prisioneiro na ilha de Patmos, foi arrebatado ao céu e teve a visão do Trono de Deus e contemplou o momento que antecede a volta de Cristo (Ap 4 e 5). Porém daquele dia e hora ninguém sabe, como afirmou Jesus quando estava aqui entre nós (Mt 24.36).
O propósito da volta de Cristo terá dois objetivos distintos que acontecerão em duas fases simultâneas, nos ares e na terra que duraram sete anos.
1- O primeiro será o Arrebatamento da Igreja, onde os salvos serão revestidos do corpo glorioso (1Ts 4.16-17; 1Co 15.51-54) e a premiação nos ares.
2- O segundo, será os juízos da ira de Deus deflagrados na Grande Tribulação, que virá sobre toda a impiedade do homem cometida na terra (Ap cap. 6 ao 19).
Depois desse tempo, acabará a Dispensação da Graça e entrará a nova dispensação do “Milênio”, ou seja, o reinado de Cristo por mil anos na terra.
Veja! Que na visão que João teve, ele descreve os momentos gloriosos no Céu (Ap 4 e 5). Ele viu os seres celestiais celebrarem ao Cordeiro de Deus, por ser o único achado digno de abrir o livro e desatar os seus selos para então se dar os acontecimentos do tempo do fim, quando ocorre a sua vinda. No capítulo 6 de Apocalipse, João narra os acontecimentos desastrosos que irão ocorrer após serem desatados os selos. No entanto, antes que se dê esse terríveis acontecimentos promovidos pelos 4 cavaleiros do Apocalipse, então haverá no Céu o grito de comando, e a voz do Arcanjo, e o som da trombeta de Deus soará, o próprio Senhor descerá do Céu para o Arrebatamento da Igreja.
Aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens ao encontro do Senhor (1Ts 4:13-17). Na primeira etapa da vinda de Cristo, Ele virá somente até os ares, e logo ocorrerá o arrebatamento da Igreja e simultaneamente, haverá o Tribunal de Cristo, que durará três anos e meio. Todos os salvos em Cristo compareceram (Rm 14.10-21; 2Co 5.10).
Esse julgamento terá a finalidade de galardoar a cada um segundo as suas obras (1Co 3.10-15, Ap 22.12). Lá os justo receberam as Coroas da Vida aos que forem fiéis até a morte (Tg 1.12; Ap 2.10), Coroa de Glória aos que servem de exemplo ao rebanho e são humildes (1Pe 5.3-4; 1Ts 2,19), Coroa de Justiça aos que amam sua vinda (2Tm 4,8) e a Coroa Incorruptível para os que priorizam a vida espiritual (1Co 9.25-27). Depois dessas coisas, aconteceram nos três anos e meio seguintes, as Bodas do Cordeiro (Ap 19.7-8).
Será a mais gloriosa festa de Cristo e sua noiva, a Igreja. Cristo mesmo servirá aos santos (Lc 12.37; Ap 19.7- 9). Os salvos do Antigo Testamento participarão como convidados desta festa (Mt.8.11). Na segunda etapa da vinda de Cristo, Ele virá após decorridos os sete anos de sua estada nos ares, onde nesse mesmo período, ocorriam os flagelos da Grande Tribulação, na terra. Cristo virá em grande glória, todo o olho o verá.
Ele virá com seus anjos e santos justamente na ocasião da Batalha do Armagedom, em que o AntiCristo, junto com o Falso Profeta e os exércitos do mundo, dirigidos por Satanás, na batalha contra os Judeus, no cerco a Jerusalém. Todos os ímpios serão mortos, O AntiCristo e o Falso Profeta lançados no Lago de fogo e Satanás amarrado por mil anos (Ap19.11-21). Depois desses acontecimentos Cristo reinará no Milênio (Ap 20.2-3,7).
Então Satanás será solto e insurgira contra Cristo, quando finalmente será lançado também no Lago de Fogo (Ap 20.7-10). Por fim, vira o Grande Juízo do Trono Branco para os que não tiverem seus nomes escritos no Livro da vida, serão, também lançados no Lago de Fogo. Novo Céus e nova terra surgirão e os salvos irão morar na Nova Jerusalém (Ap 21.1-7).
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.