Por : José Soares Leite
Cremos pela fé que há um só Deus (Efésios 4:6), que é a base da doutrina bíblica monoteísta sobre o Deus verdadeiro (Ex 201.; Dt 6.4). E tal é a grandeza de nosso Deus, que não se compara com as doutrinas politeístas das religiões pagãs. No entanto, desde os tempos eternos, estava oculto em Deus, o mistério da Sua unidade divina em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Isto nos foi revelado por Jesus Cristo, o Filho de Deus (Jo.1.1-2,14).
É a primeira vez que encontramos na Bíblia Sagrada a citação da segunda e terceira pessoa, embora não esteja mencionada a palavra Trindade. Os três são Deus em uma única essência, mas em três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas. No batismo de Jesus, cada um fez seu papel, concordando com os outros dois, mas distinto deles. Jesus subiu das águas; o Espírito desceu como pomba sobre Ele; o Pai falou dos céus (Marcos 1:9-11).
As doutrinas de algumas igrejas que dizem que o Filho e o Pai são a mesma pessoa contradizem a rmações óbvias das Escrituras. O Pai é maior do que o Filho (João 14:28). O Pai enviou e instruiu o Filho (João 14:24).
Jesus é Deus. As seitas que negam a divindade de Jesus trabalham muito para evitar o significado de diversas passagens. As Testemunhas de Jeová, por exemplo, usam uma versão das Escrituras cheia de acréscimos e traduções equívocas calculadas justamente para negar as provas textuais da divindade de Jesus. Mas, Ele é eterno, divino e merecedor de adoração (João 1:1; João 8:24,58; Mateus 4:10; 14:33; 28:9,17; João 9:38; Hebreus 1:6; Apocalipse 5:9-14) O Espírito Santo é pessoa divina, não apenas força ativa.
Reconhecemos algumas dificuldades quando estudamos a palavra “espírito” na Bíblia. Sabemos que o espírito do homem não é outra pessoa (1 Coríntios 2:11). Apesar de alguns trechos difíceis (veja o aviso de 2 Pedro 3:16), não podemos negar a personalidade do Espírito Santo.
O mesmo Pai que enviou Jesus enviou o Espírito (João 14:26). Jesus o chamou de “outro Consolador”, mostrando que ele pertence à mesma categoria que Jesus: uma pessoa divina (João 14:16). Vários textos apresentam o Pai, o Filho e o Espírito Santo como pessoas unidas, mas distintas (veja Mateus 28:19 e o último versículo de 2 Coríntios). O Espírito ensina (João 14:26); habita nos fiéis como o Pai e o Filho o fazem (João 14:17,23) e intercede como Cristo também o faz (Romanos 8:26,34).
O verdadeiro seguidor de Cristo pela fé aceita toda a Verdade, até as coisas que para os sábios parecem difíceis de entender (Jo 8:32; 17:17; Dt 29:29)
José Soares é Pastor, Bacharel em Teologia e professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.


