JSNews – O governo do democrata Joe Biden planeja a abrigar até 800 crianças imigrantes que chegaram desacompanhadas na fronteira sul em um internato em Greensboro na Carolina do Norte até final deste verão, informou a CBS News, citando um funcionário familiarizado com o plano e confirmada pelo Escritório de Reassentamento de Refugiados (ORR) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), que é a agência encarregada de cuidar de menores imigrantes desacompanhados
A instalação de Greensboro é uma antigo “internato” conhecido como American Hebrew Academy que abrigará meninos e meninas imigrantes com idades entre 13 e 17 anos que estão sob custódia na fronteira dos EUA sem seus pais ou responsáveis legais os procurassem.
O internato tem cerca de 800 leitos e caso seja utilizado com essa capacidade, esse internato se tornará a maior instalação de alojamento ativo do governo dos Estados Unidos para crianças imigrantes desacompanhadas.
Os defensores das crianças migrantes há muito criticam o estabelecimento e o uso de centros de atendimento a imigrantes, principalmente porque não são regulamentados pelas agências estaduais de bem-estar infantil, ao contrário dos abrigos tradicionais do HHS.
Ao longo dos anos, instalações como Camp Fort Bliss e uma outra instalação em Homestead na Flórida, que foi fechada, ganharam infâmia nacional devido a relatos de “oferecer serviços abaixo do padrão”.
No entanto, as instalações de Greensboro foram originalmente estabelecidas para abrigar estudantes e incluem mais de duas dúzias de prédios, quadras e um centro esportivo em um campus verde perto de um lago.
O local oferecerá às crianças imigrantes instrução educacional, recreação, apoio à saúde mental e serviços médicos. No início desta semana, o HHS abrigava pouco mais de 5.800 crianças imigrantes.