AP – A polícia de Columbus, no estado de Ohio, matou a tiros uma adolescente negra que tentou atacar uma outra pessoa com uma faca nos Estados Unidos. A morte ocorreu menos de uma hora antes de Derek Chauvin ser condenado pelo assassinato de George Floyd.
15 YEAR OLD MA’KHIA BRYANT, CALLED POLICE ♂️FOR HELP, INSTEAD POLICE FATALLY SHOT HER YESTERDAY, APRIL 20, 2021, SE WAS JUST A KID NOT A “YOUNG WOMAN” A GIRL, THIS AIN’T RIGHT pic.twitter.com/GNDsD8UBhH
— CARIBBEAN CULTURE (@westindimade) April 21, 2021
Pessoas saíram às ruas na terça-feira (20) para protestar após a morte de Ma’Khia Bryant, de 16 anos, que aconteceu em um contexto de manifestações contra o racismo e a violência policial no país e celebrações pela condenação de Chauvin.
O prefeito de Columbus, Andrew Ginther, classificou a morte de Ma’Khia Bryant como uma situação “horrível e de comoção” e “um dia trágico para a cidade”, mas defendeu o policial.
Apesar de lamentar o incidente, Ginther afirmou que o policial, que não teve o nome divulgado, “atuou para proteger a outra jovem de nossa comunidade”.
Segundo o chefe de polícia local, Michael Woods, a polícia recebeu uma ligação de emergência de uma pessoa que temia ser atacada com uma arma branca.
A polícia também divulgou parte da gravação da câmera usada pelo agente que matou a adolescente. “Pensamos que era importante compartilhar com a comunidade, sermos transparentes sobre este incidente”, afirmou Woods.
As imagens mostram os policiais chegando ao local onde acontece uma briga. Uma adolescente ataca outra com o que parece ser uma faca, tiros são ouvidos e a jovem cai no chão.
Um homem grita imediatamente com o policial: “Você não precisava atirar nela! Ela é apenas uma criança, cara!”, e o agente responde: “Ela tinha uma faca”.
Quadro a quadro
BODYCAM footage released by Columbus police shows Ma’Khia Bryant shot while attempting to stab woman. pic.twitter.com/XwLNzKuTMS
— Dallas (@59dallas) April 21, 2021