JSNEWS – De acordo com uma reportagem publicada nesse domingo pela CNN, os aliados da vice-presidente, Kamala Harris, estão em ‘alerta‘ com o fato da Casa Branca não estar se preparando para a campanha da reeleição em 2024 e, em particular, a falta de protagonismo de Kamala para a sucessão.
A CNN que entrevistou dezenas de personalidades próximas a vice-presidente em várias funções, mostra uma Casa Branca abalada por recentes disputas internas que projeta insegurança quanto ao futuro.
O presidente Joe Biden está distante de uma candidatura à presidência em 2024, mas teria 82 anos na época da eleição e 86 quando deixara o cargo em 2028, o mais antigo presidente dos EUA na história.
Isso deixa muitos analistas democratas, incluindo algumas pessoas próximas a próprio vice-presidente de Biden, céticos quanto à possibilidade de Biden concorrer em 2024, e cientes de que Kamala será a candidata esperada para ocupar seu lugar no topo da chapa.
A CNN relata que as pessoas próximas a Kamala estão preocupadas com o fato de que a vice-presidente não estará ‘preparada‘ para seu papel em 2024, seja como candidata a presidente ou como principal substituta da campanha de Biden. A campanha presidencial do próprio vice-presidente de 2020 não ganhou um único estado e, desde que assumiu o cargo em janeiro, ela se tornou o principal alvo de criticas dos republicanos na questão da imigração, depois de receber a tarefa para gerenciar a resposta do governo a um influxo de migrantes pela fronteira mexicana, uma questão politicamente carregada e sem soluções fáceis, dada a total inação do Congresso sobre o assunto.
“É natural que aqueles de nós que a conhecem saibam o quanto ela pode ser mais útil do que atualmente está sendo solicitada”, disse a vice-governadora da Califórnia e aliada de Kamala, Ellen Kounalakis à CNN. “É aí que está a frustração. está vindo“.
Uma pessoa não identificada e descrita pela CNN como um “financiador principal” para Biden e o Partido Democrata foi mais direta em sua avaliação: “Kamala Harris é uma líder, mas não está sendo colocada em cargos de liderança. Isso não faz sentido. Nós precisamos pensar a longo prazo e fazer o que é melhor para a festa”.
“Você deveria colocá-la em posições de sucesso, ao invés de colocar pesos nela”, eles continuaram.
A reportagem da CNN aparece num momento em que os números das pesquisas de Kamala caíram mais do que os de Biden, que estão em queda após uma luta desgastante para a aprovação do pacote de infraestrutura e outras questões tributárias, incluindo a retirada das tropas americanas do Afeganistão.
Uma pesquisa surpreendente do USA Today / Suffolk University mostrou a vice-presidente com apenas 28% de aprovação dos eleitores, enquanto 51% disseram que desaprovavam seu desempenho.
Antes que os democratas possam se concentrar em 2024, o partido enfrenta outro grande obstáculo: as eleições de meio-mandato de 2022, nas quais o partido está determinado a manter o controle de pelo menos uma casa do Congresso.
Sinais de um “revival” do Partido Republicano são bem visíveis em duas eleições estaduais neste mês. O partido assumiu o Governo no estado da Virginia e o controle da Câmara dos Representante e por pouco não assumiu o governo em Nova Jersey, dois estado que Biden venceu com boa margem.