O Departamento de Educação Elementar e Secundária de Massachusetts anunciou na terça-feira, 9 de março, que as séries K-5 retornarão às salas de aula em tempo integral em 5 de abril, enquanto as séries 6ª8ª retornarão em 28 de abril.
Nenhuma data de reabertura foi fornecida para as escolas de segundo grau, mas as autoridades disseram que os distritos receberão um aviso de duas semanas e avisaram que devem começar a planejar o retorno às aulas agora. Os funcionários da educação determinaram que os modelos híbrido e remoto não contarão mais para cumprir as horas de aprendizagem dos alunos em todo o estado.
Os distritos escolares podem solicitar uma isenção se acreditarem que não é seguro abrir de acordo com o plano estadual, mas o comissário Jeffrey Riley disse que ela seria concedida apenas “devido a circunstâncias limitadas”. Como parte do edital, o estado indicou que todos os alunos que retornam às escolas devem usar máscara.
Além disso, as carteiras nas salas de aula devem ser separadas por um metro, independentemente da série.
A presidente da Associação de Professores de Massachusetts, Merrie Najimy, disse em um comunicado que o sindicato não se opõe à reabertura total das escolas, mas acredita que abril é muito cedo para todos os distritos obedecerem. “Algumas escolas simplesmente não estarão prontas”, disse ele.