JSNEWs – A prisão de um imigrante em situação migratória irregular quando este estaria deixando os filhos numa escola em Chicago, Illinois, na semana passada, deixou a comunidade local revoltada e gerou protestos. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra dois agentes do ICE algemando Francisco Andrade-Berrera, um cidadão do México de 37 anos, perto de uma escola no sul de Chicago na última quarta-feira.
A prisão levou ativistas e líderes comunitários a organizarem um protesto, alegando que a ação desrespeitou os “Protocolos de Bem-Estar Comunitário” e pediram que as autoridades oferecessem auxilio de assistentes sociais para os alunos lidarem com o impacto “estressante e perturbador” do ocorrido.
Hilario Dominguez, do Sindicato dos Professores de Chicago, criticou a prisão e fez comentários duros sobre o presidente Donald Trump. “Os filhos dele viram o pai ser algemado por agentes que seguem ordens de um presidente tirano”, disse Dominguez.
Os protestos começaram antes de todos os detalhes virem à tona. O ICE informou que Andrade-Berrera seria um ativo membro ativo de hostes criminosas e violenta e já teria sido, inclusive, condenado por tráfico de entorpecentes, envolvimento com quadrilhas e causar danos à propriedade.
O ICE também disse que Andrade-Berrera teria siso deportado dos Estados Unidos em 2005 e 2013 e tem pelo menos quatro filhos — dois deles estavam no carro na hora da prisão.

Em 2023, como noticiou o Chicago Sun-Times citando fontes policiais, Andrade-Berrera admitiu ter comprado cerca de 140 gramas de cocaína para vender e por esse crime foi sentenciado a cumprir três anos em liberdade supervisionada. Em uma carta ao juiz, ele se descreveu como “marido e pai de quatro filhos maravilhosos”, contando que trabalhava como chef e sonhava em abrir um restaurante. “Trabalhei muito esses anos todos para prover minha família e dar uma vida boa pra eles”, escreveu.
A esposa de Andrade-Berrera disse ao juiz que ele é um pai dedicado e que ela e os filhos “precisam dele em casa”, e que tem medo de que ele “seja levado e nos deixe sozinhos”.
A prisão de Andrade-Berrera aconteceu um mês depois de circular a falsa informações de que agentes do ICE terem forçado a entrada em uma Escolas Públicas de Chicago em busca de imigrantes para serem deportados.
Tom Weitzel, que já foi chefe de polícia em Riverside, Illinois, acha que alguns democratas locais estão usando esse incidente para fazer discurso político e e atribuir ao ICE o papel de vilão. “Eles falam qualquer coisa desde que isso ajude a agenda deles, algo que encaixe na história que querem contar ou que favoreça seus ambiciosos planos políticos. Para eles, o ICE esta pegando gente nas ruas ou nas escolas sem motivo. Nunca teve um caso em que o ICE tenha entrado numa escola a força em busca alguém. Isso é pura invenção.”