JSNEWS – Em meio a preocupações com uma intensificação da repressão federal à imigração, Massachusetts registra uma forte demanda por carteiras de motorista, um movimento que analistas associam à busca de imigrantes indocumentados por uma forma legal de dirigir. A procura por licenças e permissões para adultos disparou desde o ano passado, quando uma nova lei estadual entrou em vigor, permitindo que qualquer pessoa, independentemente do status imigratório, obtenha documentos para dirigir legalmente no estado.
Dados estaduais mostram que, no primeiro ano após a implementação da lei, o número de novas permissões e carteiras de motorista dobrou. Embora a demanda mensal tenha diminuído desde então, ela ainda está cerca de 50% maior do que há dois anos. Esse aumento contínuo ocorre mesmo com o reforço nas políticas de enforcement imigratório federal, o que tem gerado ansiedade e colocado as carteiras de motorista sob uma nova perspectiva: ao mesmo tempo um benefício e um potencial risco.
Jackie Vimo, especialista em políticas de imigração da Montclair State University, em Nova Jersey, explica que a preocupação dos imigrantes é compreensível. Ela destaca que a administração Trump tentou acessar informações de imigrantes indocumentados com carteiras de motorista em Nova York no início deste ano. “A administração está tentando contornar as proteções legais para obter esses dados e aplicá-los em leis de imigração”, afirmou Vimo. “É uma situação terrível para os imigrantes. Eles não querem dirigir sem licença ou seguro, mas também não querem fornecer informações pessoais a um governo que pode usá-las para deportá-los.”
Massachusetts, junto com outros 18 estados, o Distrito de Colúmbia e Porto Rico, implementou leis de licenciamento para permitir que as pessoas “vivam suas vidas e contribuam para suas comunidades sem viverem com medo”, segundo Vimo. Um imigrante indocumentado, que pediu anonimato por temer por sua segurança, contou à GBH News que espera em breve se juntar ao grupo de motoristas legais. Trabalhando 12 horas por dia em uma barbearia nos arredores de Boston, ele ainda não conseguiu tempo para iniciar o processo. “Nunca tive acidentes no Brasil ou aqui. Tenho um histórico de boa condução”, disse, por meio de um intérprete de português. “Peço a Deus que nada aconteça até eu conseguir minha licença.”
Impactos na segurança
Não é possível determinar o número exato de imigrantes indocumentados que obtiveram carteiras, já que o status imigratório não é exigido no processo de solicitação. Nos últimos 21 meses, Massachusetts emitiu mais de 244 mil carteiras de motorista padrão para adultos, cerca de 100 mil a mais do que no mesmo período antes da nova lei. Um estudo de 2021 previa que entre 45 mil e 85 mil motoristas obteriam licenças nos primeiros três anos da legislação.
Jennifer Klein, diretora de impacto imigratório do Committee for Public Counsel Services de Massachusetts, destaca que os números consistentes indicam que imigrantes indocumentados veem na habilitação legal uma forma de evitar problemas com a nova administração Trump. “Se você passa por um sinal de parada, é apenas uma multa, sem consequências imigratórias”, explica Klein. “Mas se você é parado sem licença, comete uma infração criminal, não apenas uma violação de trânsito.”
A nova lei e o aumento na emissão de carteiras refletem um esforço para integrar imigrantes às comunidades, mas o clima de incerteza permanece.