Por : José Soares Leite- O livro de Apocalipse é o livro das revelações de Jesus Cristo, que foram feitas ao Apóstolo João na ilha de Patmos, aonde ele se encontrava exilado por causa do Evangelho de Cristo (Mc 1.1). Esse acontecimento se deu no reinado de Domiciano (95-96 D.C).
Registro dos historiadores da época, que o Apóstolo João foi chamado à Roma num período em que o imperador Domiciano fazia grande perseguição aos Cristãos.
Esse imperador romano, com o intento de calar a voz do Apóstolo, mandou colocá-lo num caldeirão de óleo fervente, mas nada lhe aconteceu e nenhuma queimadura pôde causar dano ao seu corpo, porque Deus o livrou da morte, como fez com os seus servos do passado: Sadraque, Mesaque e Abednego, livrando da fornalha de fogo ardente ordenado pelo rei Nabucodonosor (Dn 3.26). Depois desse milagre, João foi enviado para o exílio na ilha de Patmos (Ap 1.9).
No entanto, mal sabia o imperador que era propósito de Deus. Abandonado naquele lugar inóspito parecia o seu fim do Apóstolo João, porém o Senhor era com ele para que assim pudesse ter profundas revelações com Jesus e assim pudesse escrever os ministérios do Apocalipse.
O livro das revelações do Apocalipse, tem o seu conteúdo dividido em três partes a saber: primeira, revelar as coisas que irão acontecer no tempo do fim. Isso também, iria corrigir os falsos ensinamentos doutrinárias nas sete recém fundadas Igreja Primitiva, na Ásia e consolar os santos nas perseguições, daquela época e futuramente (Ap cap. 1.4 até Ap 3.1-22); em segundo lugar, revelar os acontecimentos futuros das últimas coisas (Ap cap. 4.1 até Ap cap, 20-21) e em terceira, alertar os salvos do tempo do fim, sobre a eminente volta de Jesus Cristo e o arrebatamento da Igreja (2Ts 4.13-18; Ap 22.16-21).
Ao estudarmos os vinte e dois capítulos do livro de Apocalipse e seus quatrocentos e quatro versículos, descobrimos que que nesse livro sagrado, estão sendo mencionadas as visões, símbolos, profecias, cartas e exortações.
O Apocalipse foi escrito, não só para alertar os crentes da Igreja Primitiva, mas das igrejas de todas as épocas e, principalmente, alertar a igreja deste tempo do fim. As suas revelações efetuadas de forma extraordinária, tem a finalidade de conduzir os crentes ao temor e a obediência à Palavra de Deus.
As revelações escatológicas do livro de Apocalipse, são acontecimentos futuros determinados por Deus para um final glorioso da igreja do Senhor e para dar conhecimento do castigo do juízo temerário que sofrerá o mundo ímpio, por rejeitarem a salvação em Cristo Jesus.
As revelações deste livro profético, ainda trata de um período glorioso para o povo judeu, onde eles irão desfrutar no reinado Milenar com Jesus Cristo, juntamente com os salvos da igreja do Senhor (Ap 20,4,6).
Que Deus nos conceda compreensão, entendimento para uma mudança de comportamento como está escrito em Romanos 1.2 que diz: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston.