Da Redação – Um veterano de guerra devolveu uma espada que havia roubado da estátua de um general da Guerra Revolucionária dos Estados Unidos, o roubo ocorreu há 40 anos e o autor da devolução não teve a identidade revelada pela Comissão Histórica de Westfield, no estado norte-americano do Massachusetts.
Cindy P. Gaylord revelou que o homem contatou a Comissão Histórica local e admitiu ter roubado a estátua do General William Shepard em 1980, noticiou um jornal local. Gaylord garantiu-lhe anonimato caso devolvesse a peça de bronze e combinaram um encontro, onde o veterano, acompanhado pela mulher, foi a casa de Gaylord deixar o objeto.
“Estava com muita vergonha e remorsos“, disse Gaylord ao jornal. “Ele é um veterano que disse foi que o fato de ter roubado um outro soldado deixou-o perturbado“, acrescentou.
Quando foi devolver a espada, o homem recordou a noite em que tudo se passou. Era estudante na universidade de Westfield e depois de uma noite a bebedeira, foi roubar a espada com um grupo de amigos. Não foi preciso muita coisa, pois a espada terá saído da estátua com facilidade. Quando, na manhã seguinte, perceberam o que tinham feito, não sabiam como devolver o objeto sem enfrentarem consequências.
Na ocasião a espada acabou sendo substituída com a ajuda de um escultor local e paga por um dador anônimo. A que foi agora devolvida deverá ser entregue e exposta num museu local.
O general
A estátua foi erguida há um século, em 1919, quando a cidade de Westfield estava comemorando seu 250º aniversário. A estatua foi obra do escultor Henry Augustus Lukeman, aluno do célebre Daniel Chester French, cujas obras também incluem o Monumento Kit Carson no Colorado e o Stone Mountain Confederate Memorial na Geórgia.
William Shepard é uma das figuras históricas mais célebres de Westfield, ele lutou em 22 batalhas ao longo da Guerra Revolucionária antes de ser promovido a coronel nomeado por seu amigo, o general George Washington para guardar a retirada das tropas americanas de Long Island em 1776.
Shepard provavelmente é mais conhecido na história de Massachusetts por ter repelido o ataque de 1787 ao Arsenal de Springfield durante a Rebelião de Shays.
Ele também usou parte de sua fortuna pessoal para financiar ações revolucionarias e após a independência ele voltou para Westfield e passou a viver de forma modesta como um fazendeiro morrendo em 1817.