JSNEWS – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democrata), entra no ano eleitoral mostrando sinais de fraqueza entre os eleitores que compõe a base democrata, informa uma nova pesquisa US Today/Suffolk University, que apontou algumas dificuldade que o presidente Biden terá que enfrentar para consolidar o apoio da coalizão que o elegeu em 2020 quando derrotou o republicano Donald Trump que desponta como o provável candidato republicano com quem vai disputar a presidência em 2024.
Parece incompreensível para muito eleitores que não estão familiarizados com o desenvolvimento do cenário politico americano e que agora, estão observando os resultados de de diversas pesquisas eleitorais, como pesquisas eleitorais como a da US Today/Suffolk University que demonstra que 39% dos eleitores hispânicos disseram apoiar Trump, em comparação com 34% que manifestaram apoio o atual presidente Joe Biden. Trump mantem essa mesma preferencia entre o eleitorado hispânico com menos de 35 anos.
Lembrado que em 2020, Biden obteve uma vantagem entre os hispânico de 65% a contra 32% de Trump.
Entre os eleitores negros, Biden possui 63% da preferencia dos eleitores, um declínio vertiginoso em comparação dos 87% de apoio que ele recebeu dessa parcela da população em 2020.
E entre os eleitores negros com menos de 35 anos, uma geração em grande parte em desacordo com o Partido Republicano em temas sensíveis como aborto, criminalidade, politicas sociais e mudanças climáticas, Trump agora lidera nessa faixa etária com 37% contra 33% de Biden. Em 2020 esse eleitores apoiaram esmagadoramente o candidato do Democrata.
A possível boa notícia para o presidente Biden é que grande parte do apoio, que ele precisa para reconquistar, se desviou para outros candidatos e não correram para o lado republicano.
20% dos eleitores hispânicos e 21% dos eleitores negros abaixo dos 35 anos disseram que apoiarão qualquer candidato que não seja Biden ou Trump.
Declaradamente, Trump tem o mesmo apoio de 12% dos eleitores negros, precisamente a porcentagem que recebeu em 2020.
“Embora Trump não tenha aumentado o apoio entre os eleitores negros, ele zerou o déficit nesse eleitorado porque esses eleitores rejeitaram a Biden”, disse David Paleologos, diretor do Centro de Pesquisa Política de Suffolk. “Um jovem eleitor, uma ‘pessoa de cor’ votando em um terceiro candidato é um voto contra o presidente Biden, e um voto contra o presidente Biden é um voto a favor de Donald Trump”.
Há notícias boas para Biden: a percepção da melhora da economia na percepção dos pesquisados, 29% disseram que a economia está em recuperação, um salto de 8% desde a pesquisa realizada no final de outubro de 2023.
O desafio para Biden é aumentar o entusiasmo do seu eleitorado em torno de seu nome.
Na pesquisa, 44% dos apoiadores de Trump disseram estarem otimistas e engajados. Entre os apoiadores de Biden, apenas 18%, se disseram que estão felizes e muito confiantes em dar a Biden um novo mandato.
Historicamente são os Republicanos que são mais engajados politicamente nos Estados Unidos.
Trump te 77 anos e enfrenta muitos problemas em diversos tribunal americanos que podem afetar seus preparativos para concorrer a indicação do Partido Republicano, mas até agora, essas dificuldades legais não tem prejudicado o apoio político do ex-presidente frente a seu eleitorado. Outros candidatos do Partido Republicano não estão tendo a adesão necessária dentro do partido para despontar como uma alternativa viável.
A pesquisa US Today/Suffolk foi realizada por telefone fixo com 1.000 eleitores registrados de terça a sexta-feira da semana passada, e tem uma margem de erro de mais ou menos 3,1%.