Da Redação – O número de imigrantes detidos nos Estados Unidos após cruzarem a fronteira com o México, ilegalmente, bateu recorde em agosto. A Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP) prendeu pelo menos 91 mil imigrantes no mes passado, sendo o maior número já registrado desde maio de 2019.
De acordo com o jornal americano The Washington Post, após uma queda de detenções nos meses de maio e junho deste ano o CBP registrou um aumento de detenções nos meses de julho e agosto.
de acordo com o The Washington Post, desde que Joe Biden assumiu a presidência, o mês passado foi o primeiro em que a maioria dos imigrantes que se arriscaram nessa perigosa travessia era de grupos de familiares, ultrapassando o número de imigrantes solteiros.
Tucson, no estado do Arizona, foi o mais ativo no mes de julho, registrando a detenção de mais de 39.000 imigrantes, outras localidades como o Rio Grande Valley e Del Rio no estado do Texas, registraram 26.000 e 24.000 detenções, respectivamente, de acordo com os dados do CBP..
Mudanças na política de imigração
O governo de Joe Biden implementou algumas mudanças nas regras para a aplicação da política de imigração, tornando mais difícil o processo de permanência para aqueles que são presos atravessando a fronteira ilegalmente em direção aos Estados Unidos. Biden tentou incentivar os imigrantes a apresentarem pedidos de asilo antes de cruzarem a fronteira.
Divisão no país
A política migratória adotada por Biden divide os Estados Unido. Governadores republicanos estão enviando imigrantes para estados democratas, como Nova York, Massachusets, Illinois e California que enfrentam falta de abrigos para atende o volume de pessoas que chegam nesses estados.