Da Redação – Autoridades de pelo menos três estados americanos prenderam três homens acusados de se passarem por agentes da Imigração e Fiscalização Aduaneira – ICE num momento em que os verdadeiros agentes da imigração intensificam os esforços de fiscalização sob a administração Trump como parte de uma estratégia para consolidar um grande aparato estatal de aplicação da lei e da repressão social.
Na Carolina do Sul, Sean-Michael Johnson, 33, foi acusado de sequestro e de se passar por um agente do ICE por deter um grupo de imigrantes latinos ao longo de uma rodovia do Condado de Charleston.
De acordo com os autos do tribunal, “Johnson se apresentou de forma voluntária e ilegal como um agente do ICE, abordou um veiculo com seus ocupantes e proibiu que estes deixassem lugar após ter dado ordem de prisão ao condutor do veiculo e aos passageiros”. O incidente que foi registrado por uma das vítimas em 29 de janeiro.
Um dos ocupantes do veiculo abordado pelo falso agente conseguiu gravar um video que mostra Johnson perguntando se eles eram mexicano. “De onde você é, do México? É do México? Então você vai voltar para México”, disse, logo em seguida ele é visto pegando as chaves das mãos do motorista e zombar do sotaque dele.
Johnson foi libertado da prisão nesse ultimo fim de semana após seus pais comparecerem diante de um tribunal e alegar perante a um Juiz que se seu filho tem problemas de saúde mental.
Em outro caso na Filadélfia, a polícia acusou um estudante da Temple University de se fazer passar por um agente do ICE no campus da Universidade.
O incidente, ocorrido na noite do último sábado, três indivíduos, dois deles vestindo camisetas onde se liam “Police” e “ICE” em letras brancas tentaram entrar em um conjunto residencial do campus, informou a Temple University em um comunicado sobre o incidente.
Após ter sido negada o acesso ao conjunto residencial, eles foram abordados pela policia do Campus numa outra area da Universidade onde foi detido um estudante de 22 anos, os dois outros suspeitos envolvidos nesse incidente fugiram em um SUV de cor clara. O estudante detido foi acusado de se passar por um funcionário público, a universidade disse que esse aluno foi “suspenso provisoriamente.”
Enquanto isso, em Raleigh, Carolina do Norte, Carl Thomas Bennett,37, foi preso, por supostamente, se passar por um agente do ICE e ameaçar uma mulher de deportação caso ela não consentisse a fazer sexo com ele, a informação e da WRAL uma afiliado da CNN.
O boletim de ocorrência policial indica que indicam que Bennett “ameaçou deportar a vítima se ela não tivesse relações sexuais com ele”, de acordo com o WRAL. Bennett teve sua fiança negada e foi designado defensor público para defende-lo.
Esses incidentes mostra os resultados do discurso que desumaniza o imigrante por parte de autoridades federais ao retrata-los como facínoras.