JSNEWS – Em maio deste ano o estado de emergência para a COVID-19 foi oficialmente suspensa pelas autoridades sanitárias dos Estados Unidos, mas o coronavírus ainda é motivo de preocupação para a comunidade medica.
O mais recente dados do Departamento de Saúde do estado de Nova York, que foi divulgado em 02 de agosto deste ano, mostra que os casos de COVID aumentaram em 55%, tendo como referencia a semana anterior, já a média de casos registrados de Covid por dia em todo o estado de Nova York foi de 824 durante últimos 30 dias que antecederam a divulgação do relatório publicado pelo Departamento de Saúde do estado de Nova York que também informou que as internações hospitalares causadas pela doença também aumentaram em todo o estado em 22% nesse período com pouco mais de 100 internações por dia.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma nova variante viral, conhecida como EG.5 ou Eris surgiu como a cepa dominante nos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 17% dos casos confirmados de COVID em todo o país.
“A boa notícia é que não estamos vendo que essa mutação tornou essa variante mais letal”, disse o Dr. Ashwin Vasan, comissário de saúde de Nova York.
O aumento nos casos de COVID-19 não se limita a Nova York: o CDC registrou 8.000 internações nos Estados Unidos por COVID-19 na semana que terminou em 22 de julho, um aumento de 12% tendo como referencia a semana anterior.